A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos já está reforçando a fiscalização nas estradas para impedir o transporte de madeira cortada ilegalmente. O trabalho atende pedido do governador Roberto Requião determinou a elaboração a minuta de um decreto proibindo a entrada no Paraná de madeira sem certificado de origem vinda da Amazônia.
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) está realizando o levantamento das fronteiras e rotas utilizadas para transporte da madeira que vem da Amazônia e comercialização. Estas informações irão subsidiar a estrutura necessária para intensificar a fiscalização antes mesmo da assinatura do decreto.
“O trabalho de fiscalização deverá ser realizado pelos integrantes do Programa Força Verde que é composto por fiscais do IAP e policiais do Batalhão de Polícia Florestal”, afirmou o secretário Cheida.
A orientação está sendo repassada aos 20 escritórios regionais do IAP no Paraná. O Ibma deverá integrar as ações com o governo do estado por ser o órgão responsável pela emissão da Autorização de Transporte de produto Florestal (ATPF) de madeiras oriundas de outros estados.
A determinação do governador se deve aos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que mostra uma estimativa de crescimento de 6,23% no índice de desmatamento da Amazônia para o período de 2003 e 2004 chagando a 26 mil quilômetros quadrados. É o segundo maior número desde que o monitoramento começou a ser feito, em 1988.
IAP já reforça fiscalização de madeira ilegal
O trabalho é realizado por integrantes do programa Força Verde, que é composto por fiscais do Instituto Ambiental do Paraná e policiais do Batalhão de Polícia Florestal
Publicação
20/05/2005 - 17:10
20/05/2005 - 17:10
Editoria