Hospital do Trabalhador recebe investimentos de R$ 3,8 milhões

Metade desses recursos será destinado à reforma e ampliação do Pronto-Socorro, duplicação da UTI de 10 para 20 leitos, reforma do Centro Cirúrgico e a reforma da Unidade de Internação
Publicação
02/08/2010 - 16:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Hospital do Trabalhador, em Curitiba, está recebendo R$ 3,8 milhões em investimentos do Governo do Paraná em parceria com o Governo Federal. Metade deste montante será destinado à reforma e ampliação do Pronto-Socorro, duplicação da UTI de 10 para 20 leitos, a reforma do Centro Cirúrgico e a reforma da Unidade de Internação. O valor restante será destinado para a compra de equipamentos.
“Hoje, atendemos praticamente 50% da urgência e emergência de Curitiba. Com a ampliação do Sistema Siate/Samu a estrutura física encontra-se desproporcional à demanda. O projeto redimensiona nosso Pronto-Socorro ajustando ele a nossa necessidade”, explica o médico Geci Labres de Souza Junior, diretor do Hospital. As melhorias prevêem também a criação de um fluxo de atendimento pediátrico com consultório e sala de observação.
De acordo com Labres, o Centro Cirúrgico do Pronto-Socorro também necessita de ampliação e readequação do espaço físico que deve ter mais 230 metros quadrados construídos. “Hoje a unidade realiza, em média, 1.000 cirurgias/mês o que demonstra uma necessidade de ampliação do espaço, além da compra de novos equipamentos devido ao uso continuo dos equipamentos médicos”.
A Unidade de Internação possui 56 leitos ativos direcionados ao trauma e seus agravos (leitos cirúrgicos, ortopédicos, neurológicos). “Em 2009 a taxa de ocupação geral do Hospital foi de 78,56% e a utilização constante desta Unidade de Internação determina natural desgaste das enfermarias e seus equipamentos”, acrescenta Labres. De acordo com ele, a reforma proposta recupera todas as enfermarias e seus sanitários, subdivide o posto de enfermagem, cria uma sala de preparo de medicação, expurgo, sala de prescrição médica criando novos fluxos de atendimento mais adequado.
O Hospital possui 195 leitos ativos, exclusivos ao Sistema Único de Saúde, resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, a Universidade Federal do Paraná e a Fundação da Universidade Federal do Paraná. O convênio teve início em 1997 com a inauguração do Pronto-Socorro em 1998, tendo sua demanda progressiva.

GALERIA DE IMAGENS