Hospital Regional do Sudoeste já atendeu mais de 2 mil pessoas

Todos os 557 mil habitantes dos 42 municípios do Sudoeste podem ser atendidos pelo Hospital, inclusive os localizados na área de fronteira com a Argentina
Publicação
09/09/2010 - 17:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Hospital Regional do Sudoeste Walter Alberto Pecoits, em Francisco Beltrão, vem prestando grande auxílio à população desde sua inauguração. “A construção do Hospital é uma grande conquista para o governo do Estado e o povo do Sudoeste. A política de descentralização do atendimento está funcionando e a população recebe tratamento de qualidade perto da sua casa” avalia o secretário da Saúde, Carlos Moreira Júnior.
Desde sua inauguração já foram realizados 417 procedimentos cirúrgicos como cirurgia de hérnia e redução de mandíbula. “As cirurgias realizadas e o número de pessoas atendidas demonstra o quanto à população precisava de um Hospital que atenda suas demandas sem precisar se deslocar a outras localidades” explica o diretor do Hospital Regional do Sudoeste, Odoni Quintana.
Já foram realizados mais de 10 mil procedimentos no Hospital, como atendimentos, exames e consultas. Também já foram realizados aproximadamente 700 internamentos. “Temos uma equipe muito bem treinada, qualificada e comprometida em prestar o melhor serviço à população” destaca Odoni.
Quando estiver em pleno funcionamento, a unidade poderá realizar todos os atendimentos de alta complexidade. “Como todas as unidades da secretaria, o hospital está entrando em funcionamento por etapas. Quando estiver em funcionamento completo, irá realizar todas as especialidades clínicas e cirúrgicas do Sistema Único de Saúde” ressalta o secretário Moreira.
ATENDIMENTOS - Róbson Alan Formaio, 29 anos, é deficiente e necessita de cuidados especais. Sua mãe, Nereide Formaio Becker, o levou ao Hospital Regional do Sudoeste para fazer a extração de um dente. “O Róbson é um menino especial e precisa de cuidados diferenciados quando vai realizar procedimentos médicos. Lá no Hospital a equipe foi muito atenciosa com ele antes, durante e após a operação”, conta Nereide.
Ela também destaca a qualidade do atendimento e o carinho com que foram recebidos. “Eu gostaria que todos que trabalham em outros hospitais fizessem treinamento com o pessoal do Hospital Regional do Sudoeste. No dia da operação eu estava muito preocupada e fiquei esperando do lado do centro cirúrgico. O pessoal notou que eu não almocei e levou uma refeição para mim. Todos são muito carinhosos, eu cuido do Róbson há 28 anos e foi um dos melhores atendimentos que já recebemos”, relembra Nereide.
O Hospital conta com 182 leitos, dentro deles 30 leitos de UTI, sendo 8 neonatal, 2 pediátricas e 20 adulto. Somam-se a esses leitos as seis salas de cirurgia, sendo duas para obstetrícia. Também é equipado com tomógrafo computadorizado, aparelhos de raio-X e de ultrassom.
LAVANDERIA – Nas últimas semanas entrou em funcionamento a lavanderia do Hospital. Quando estiver com a capacidade máxima poderá lavar mais de 50 toneladas de roupas por mês. “Antes, o serviço era terceirizado, agora além de gerar economia não perdemos o tempo do transporte que era feito daqui até o local que realizava o serviço”, explica Odoni.

GALERIA DE IMAGENS