Hospital Regional do Sudoeste faz mais de 4 mil consultas em 8 meses

Unidade atende, hoje, a população de 42 municípios estimada em aproximadamente 500 mil habitantes
Publicação
02/12/2010 - 17:10
Editoria
O Hospital Regional do Sudoeste, localizado no município de Francisco Beltrão, realizou entre fevereiro e outubro deste ano mais de 4 mil consultas especializadas em diversos procedimentos como, por exemplo, neurocirurgia, oftalmologia, ortopedia, ginecologia, cirurgia geral, cirurgia plástica, urologia, entre outras. A unidade atende, hoje, a população de 42 municípios do sudoeste, estimada em aproximadamente 500 mil habitantes.
Com a construção da unidade, muitos atendimentos que antes eram destinados a outras localidades como, por exemplo, Curitiba ou Cascavel, hoje não são mais. “O atendimento mais perto da população. Isso é o que nós queremos. Dar aos paranaenses a possibilidade de serem atendidos perto de seus domicílios sem a necessidade de virem para Curitiba ou se deslocarem para outros municípios”, enfatiza o secretário de Estado da Saúde, Carlos Moreira Junior.
A unidade possui 90 médicos especializados em todas as áreas. “Hoje, temos médicos em praticamente todas os setores de especialização. Não temos apenas ortopedista e pediatra para atender urgência e emergência”, afirma o diretor do Hospital, Odoni Quintana. De acordo com o diretor administrativo do Hospital, Eduardo Cioatto, a dificuldade em encontrar esses profissionais é o principal responsável pela unidade ainda não contar com os especialistas.
“A maioria dos especialistas dessas áreas trabalha em clínicas particulares e não tem interesse em atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse certamente, hoje, é o maior empecilho na busca por esses profissionais em nossa região”, conta. De acordo com ele, a região não tem médicos suficientes para atender a demanda do HRS e não se consegue trazer profissionais de outras regiões e dos grandes centros por que há uma falta geral dessas duas especialidades em todo o país.
Desde a inauguração do Hospital, em 26 de fevereiro deste ano, a unidade já realizou mais de 15 mil procedimentos, entre eles aproximadamente mil cirurgias. A unidade teve investimentos de R$ 32 milhões na construção da obra. São 513 colaboradores responsáveis por atender, em média, 250 pessoas por dia, sessenta internamentos dia, além de 10 leitos de UTI, sempre com a lotação máxima.
Na área de especialização, são realizadas em média, por dia, 250 consultas ambulatoriais, 20 tomografias, 50 Raio–X, 20 ultrassonografias, 5 ecocardiogramas, 10 ecodoplers, aparelho que possibilita analisar o fluxo das veias e artérias, entre outros.

GALERIA DE IMAGENS