Históricos de policiais militares vão integrar base única de dados

A implantação das mudanças vai trazer mais agilidade à gestão de pessoal
05/05/2009 - 17:30
Os históricos funcionais de todos os integrantes da Polícia Militar do Paraná estão sendo informatizados e integrados a uma única base de dados de recursos humanos da corporação. A implantação das mudanças - um trabalho conjunto entre Secretaria da Administração e da Previdência, Celepar e PM - vai trazer mais agilidade à gestão de pessoal. Para marcar o término da migração das informações, nesta terça-feira (5) a diretora do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria, Sônia Schober, e a gerente da Divisão de Cadastro do mesmo departamento, Lúcia Ijaille, entregaram os novos históricos dos coronéis Jorge Costa Filho, comandante de Policiamento da Capital (CPC), e Jorge Martins, comandante do Corpo de Bombeiros. A solenidade foi realizada no Quartel Geral da PM, onde, até sexta-feira (8), policiais da área de RH conferem a folha de pagamento gerada a partir da nova base e a obtida a partir do sistema antigo. Estão sendo conferidos dados e informações de cerca de 17,2 mil policiais militares de todo o Paraná. “Essa implementação é um marco na área gestão de pessoas não só da PM como do Estado. Em tempos de tecnologia da informação, estamos propiciando agilidade nos acessos às informações funcionais”, destacou Sônia Schober. UNIFICAÇÃO - Lúcia Ijaille explicou que a informatização dos históricos funcionais (chamados pelos técnicos da área de “dossiês funcionais”) permite que todos os dados relacionados à carreira do policial sejam incluídos no sistema que, hoje, já armazena informações referentes à folha de pagamento de cada servidor militar. Com isso, observou a gerente da Divisão de Cadastros, constitui-se uma base unificada de dados. Estão migrando para o sistema informatizado informações que vão desde a ficha de ingresso do policial na corporação até as promoções obtidas por ele, passando pelo registro de participação em operações, condecorações recebidas, elogios, reclamações e mudança de local de atuação. “Enfim, todos os fatos ocorridos na vida funcional do policial, registrados em papéis guardados em pastas, foram digitados e integrados a uma base unificada de dados, de acesso mais fácil e rápido”, salientou. ATUALIZAÇÃO CADASTRAL - A gerente ressaltou ainda que, aos dados de folha de pagamento e aos históricos funcionais estão sendo somadas as informações coletadas no Programa de Atualização Cadastral Permanente de Recursos Humanos (PAC-RH), em andamento desde janeiro. O programa consiste, numa primeira etapa, no recadastramento de todos os servidores. Dados sobre escolaridade e saúde do servidor e ainda sobre seus dependentes estão sendo pedidas nesse processo. A unificação dessas diferentes informações (financeiras, funcionais, familiares) traz mais agilidade ao acesso e, por tabela, ao andamento de trâmites internos. Os dados consolidados em uma base unificada facilitam também a retirada de relatórios gerenciais, estatísticos, que forneçam informações que auxiliem na tomada de decisões na área de RH.