Historiador lança livro que relata a construção do Palácio Iguaçu

Durante o lançamento foi outorgado o título de Cidadão Benemérito do Paraná In-memorian ao ex-governador Bento Munhoz da Rocha Netto
15/10/2008 - 18:20
O historiador Jair Elias dos Santos Júnior lançou nesta quarta-feira (15) no Salão Nobre da Assembléia Legislativa, em Curitiba, o livro “Palácio Iguaçu: Coragem de Realizar de Bento Munhoz da Rocha Netto”. A obra traz o histórico da construção do Centro Cívico, da inauguração do Palácio Iguaçu e dos discursos feitos nas solenidades. Durante o lançamento foi outorgado o título de Cidadão Benemérito do Paraná In-memorian ao professor e ex-governador Bento Munhoz da Rocha Netto. De acordo com Elias, o livro irá contribuir para as obras de reforma do Palácio Iguaçu. “O livro traz informações do planejamento original do edifício. Dessa forma podemos entender como o modelo original foi concebido, e isso permite que os arquitetos se mantenham fiéis à idéia de Munhoz da Rocha”, explicou. O autor contou que o projeto de escrever o livro começou em dezembro de 2006. A edição do livro foi aprovada o ano passado pela Comissão de Editoração da Secretaria de Estado da Cultura. “A construção do edifício foi marcada por um período de prosperidade do governo da época. O livro traz depoimentos de Flora Camargo Munhoz da Rocha, responsável pela decoração do Palácio. As obras feitas na época não tiveram concorrências viciadas, aditivos contratuais suspeitos e nem superfaturamento”, explicou o historiador. O livro mostra a vida de Bento Munhoz com fotos desde sua infância até sua morte, em 1973. Em dois capítulos especiais, Elias mostra fotografias de todos os atos históricos e posses dos governadores que utilizaram o edifício para governar o Estado. Jair Elias levou 14 meses pesquisando e o livro foi feito com recursos próprios. Com mais de 300 páginas, o livro envolveu dezenas de paranaenses e de instituições de pesquisa, entre eles a família Munhoz da Rocha, o Museu da Imagem e do Som, o Círculo de Estudos Bandeirantes, a Biblioteca Pública do Paraná e a Casa da Memória. O evento teve a presença do vice-governador Orlando Pessuti; do ex-governador do Paraná Emílio Gomes; da viúva de Bento Munhoz, Flora Munhoz da Rocha; do prefeito de Campo Mourão, Nelson José Tureck; do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Milton Luis Pereira; e do ex-prefeito de Campo Mourão, José Pochapski.