Hanseníase está sob controle no Paraná

O Programa Estadual de Controle à Hanseníase, da Secretaria estadual da Saúde, lembrou nesta terça feira (25) o Dia Estadual de Conscientização sobre Hanseníase
Publicação
25/05/2010 - 18:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Programa Estadual de Controle à Hanseníase, da Secretaria estadual da Saúde, lembrou nesta terça feira (25) o Dia Estadual de Conscientização sobre Hanseníase. A data foi escolhida em homenagem ao médico hansenologista Germano Traple, que dedicou sua vida ao estudo da doença e é considerado o precursor da prevenção das incapacidades no Paraná.
“Esses eventos são muito importantes e estimulam diferentes grupos a se unirem no combate à hanseníase. Hoje estiveram presentes pacientes, grupos de apoio e lideranças governamentais e não-governamentais. É muito bom ver esse comprometimento e responsabilidade em diferentes entidades”, ressalta a assessora da Coordenadoria Geral do Programa de Controle da Hanseníase do Ministério da Saúde, Kátia Maria Barreto Souto.
Nos últimos quatro anos a média do Estado tem sido 1.200 casos por ano, o que demonstra que a doença, embora longe de uma solução, está sob controle no Estado. “O Paraná controlou o crescimento da doença, agora é o momento de entrar em processo de diminuição dos casos no Estado”, destacou Kátia.
A hanseníase é uma doença contagiosa quando o paciente não está em tratamento, e se manifesta principalmente na pele, com o aparecimento de manchas avermelhadas ou esbranquiçadas, diminuição da sensibilidade ao tato, caroços no corpo e bolhas nas mãos e braços.
“A doença tem cura e o diagnóstico precoce é importantíssimo no tratamento, quando a pessoa perceber algum desses sintomas deve procurar o Posto de Saúde mais próximo”, alerta a coordenadora do Programa estadual de Controle da Hanseníase, Nivera Stremel.
Em todos os 399 municípios do Paraná há pelo menos uma equipe especializada em Hanseníase e o tratamento é fornecido pelo Sistema Único de Saúde, segundo Nivera. “Todo cidadão tem direito ao tratamento, que é gratuito e está disponível em todas as unidades de Saúde do SUS. Além de receber os remédios o paciente terá orientações sobre como se cuidar e seus familiares serão examinados”, ressalta Stremel.
“Com a criação do Dia Estadual de Conscientização sobre a Hanseníase, o Estado do Paraná reafirma seu compromisso com a população, e assegura a todos os pacientes que tenham hanseníase tratamento e todos os cuidados necessários, sem preconceito, pois todos temos o direito de levar a vida com dignidade”, completou o chefe de gabinete da Secretaria da Saúde, Altino Loureiro, que representou o secretário Carlos Moreira Júnior no evento.
A abertura foi realizada pela Banda do Exército. Uma homenagem aos cidadãos que contribuíram para o controle da Hanseníase no Estado, com o coral da Santa Casa de Ponta Grossa e uma apresentação do grupo de apoio a pacientes e familiares da Hanseníase – Grupo GAPHAN de Ponta Grossa, também fizeram parte da pauta do evento.
“Nunca devemos ficar com vergonha de ter a doença, e acima de tudo não podemos nos afastar de nossa família e amigos queridos, são eles que vão nos dar suporte e apoio nessa hora difícil”, explica o coordenador do grupo GAPHAN e ex-portador de hanseníase, Leonel Fábio Mendes.

GALERIA DE IMAGENS