A Ouvidoria da Guarda Municipal de São José dos Pinhais é mais um órgão que passa a usar o Sistema OUV, o software livre utilizado pela Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge) para registro, controle e encaminhamento das solicitações, sugestões e críticas feitas pela população. Servidores do órgão estiveram, nesta sexta-feira (26), na sede da instituição do governo do Paraná para receber uma cópia do programa.
As servidoras Adriana Martins e Cheila Lenita Rocha de Carvalho aproveitaram para esclarecer dúvidas a respeito do programa. O coordenador da Secretaria, Carlos Batista Soares; a gerente de atendimento, Fabiane Mazur Bizi Barbalho, e o responsável pelo setor de informática, Elói Mendes Lima, detalharam diversas ferramentas, como o cadastro das demandas dos cidadãos, a geração de vários tipos de relatórios estatísticos de atendimentos e criação de cartas, por exemplo.
Soares destacou que o Sistema OUV é fortalecido com o seu uso por outras localidades. “A partir da utilização no dia-a-dia, podemos aprimorar ainda mais o software”, opinou. Já o coronel Ariovaldo de Golveia Sobrinho, secretário municipal da Segurança de São José dos Pinhais, disse, em outra ocasião, que o programa trará benefícios. “A Ouvidoria da Guarda é um canal efetivo de contato com a população. O OUV trará a credibilidade e a qualidade que o Estado implantou com o serviço da sua Secretaria”, observou.
OUV – O Sistema OUV é um software livre criado em 2003 por funcionários da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral e da Companhia de Informática do Paraná (Celepar). “Ele foi desenvolvido com base nas necessidades do cotidiano do setor da Ouvidoria”, explicou o coordenador Soares. Entre outras funções, o programa permite o encaminhamento dos contatos dos cidadãos via internet para os órgãos responsáveis pelos temas tratados e o envio de respostas aos interessados.
Desde a sua formulação, diversos órgãos de cidades do Paraná e de outros Estados se interessaram pelo programa e passaram a usá-lo, como o governo de Santa Catarina; a prefeitura de Almirante Tamandaré; a Câmara Municipal de Cascavel; o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR); a ParanáPrevidência; o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Cisop), e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina.