Guarda Mirim realiza a formatura de 179 adolescentes

Os formandos, entre 14 e 16 anos, passaram um ano na fase de Formação Cidadã e agora estão aptos a ingressar no Curso de Aprendizagem, que tem duração de dois anos e é ministrado pelo Senac
Publicação
01/12/2010 - 17:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Guarda Mirim do Paraná realizou nesta quarta-feira, no quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Paraná, em Curitiba, a formatura dos aspirantes 2010. Ao todo, 179 adolescentes receberam o título de Guarda Mirim, aval para ocuparem as vagas de aprendizagem oferecidas por empresas parceiras do projeto.
Os formandos, todos com idade entre 14 e 16 anos, passaram um ano na fase de Formação Cidadã e agora estão aptos a ingressar no Curso de Aprendizagem, que tem duração de dois anos e é ministrado pelo Senac. Além do curso, eles passam a ocupar as vagas das empresas parceiras da Guarda Mirim, onde recebem remuneração, vale transporte e alimentação.
A Guarda Mirim do Paraná atua na proteção social básica de adolescentes de 14 a 18 anos, de Curitiba e Região Metropolitana, e que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social. São desenvolvidas ações nas áreas da escolarização, profissionalização, cultura, esporte, lazer e colocação profissional dos adolescentes em empresas privadas, na condição de aprendizes.
Atualmente, 82 empresas de Curitiba têm vagas para os guardas-mirins para exercerem a função de aprendizes em serviços administrativos, de acordo com o perfil de cada um. Eles podem ficar até dois anos na empresa, com uma carga horária de 20 horas/semanais na empresa e outras 10 horas/semanais na Guarda, tempo dividido ainda com os estudos.
Para o diretor da Guarda Mirim, Nivaldo Vieira Lourenço, o projeto é uma iniciativa do governo para promover a cidadania e a inclusão social de adolescentes. “O principal compromisso destes adolescentes é estudar. Somos rigorosos e exigentes com isso, porque é necessário disciplina para conciliar todas estas atividades”, destacou.
O coronel Antônio Aurélio Alves Chaves da Conceição, secretário-chefe da Casa Militar e que na solenidade esteve representando o governador Orlando Pessuti, relembrou seu histórico antes de ingressar na Polícia Militar e destacou a importância deste tipo de formação para os adolescentes.
“Daqui sairão profissionais das mais variadas áreas, políticos, autoridades. Nos oito anos, o Governo do Paraná investiu intensamente nas áreas da infância e da adolescência porque sabe da importância de se investir na qualificação dos profissionais do futuro”, salientou.

GALERIA DE IMAGENS