Grupo de orientação vocacional quer facilitar acesso ao mundo do trabalho

O projeto tem como proposta a realização de cursos vocacionais em todo o Paraná, direcionados de acordo com a realidade econômica de cada região
Publicação
17/06/2010 - 16:10
Editoria
O Governo do Paraná criou um grupo de orientação vocacional para facilitar o acesso, principalmente dos jovens, ao mundo do trabalho. O projeto tem como proposta a realização de cursos vocacionais em todo o Estado, direcionados de acordo com a realidade econômica de cada região. A realização é uma parceria entre as Secretarias Estaduais do Trabalho, Emprego e Promoção Social; da Educação; e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
De acordo com o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Tércio Albuquerque, esta é uma ação do Governo de Orlando Pessuti que permite orientar os trabalhadores do Paraná. “Aquele que trabalha na área que gosta, certamente será um melhor profissional. Isto gera qualidade de vida. Qualificar alguém para uma determinada função sem saber qual é sua vocação pode não ser de tanta utilidade”, afirmou.
A coordenadora do projeto, Rosana Andreatta Franco, diz que o grupo pretende incentivar os jovens a se especializarem e buscarem qualificação nas áreas em que realmente têm interesse de atuar. “Ao terminar o ensino médio, muitos jovens se sentem perdidos ao ter que escolher uma profissão. Nosso objetivo é facilitar essa escolha de acordo com as necessidades de cada um”, disse.
A primeira ação do grupo será a realização de uma palestra com orientações profissionais para jovens do ensino médio de escolas estaduais. Segundo a relatora do projeto, Angela Carstens, o conteúdo desta primeira palestra será sobre tendências do mundo de trabalho, conhecimentos sobre as profissões e dicas de como se portar em entrevistas. “Nosso objetivo é facilitar o ingresso dos jovens nos cursos profissionalizantes e no mundo do trabalho”, explicou.
A parceria surgiu a partir de um termo de cooperação técnica assinado pelas três Secretarias. Integram o grupo, como coordenadora, a idealizadora do projeto, professora Rosana Andreatta Franco (Secretaria da Educação); a vice-coordenadora é Regina Domingues Ribas (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior); e a relatora é Angela Carstens (Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social).

GALERIA DE IMAGENS