Em Nova Prata do Iguaçu, Sudoeste do Paraná, 32 pessoas se formaram no curso para operador de máquina de costura industrial. As aulas tiveram início no mês de fevereiro. A capacitação teve como público-alvo trabalhadores desempregados e alcançou uma carga horária total de 200 horas O município é abrangido pelo Escritório Regional da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social de Francisco Beltrão.
O curso de qualificação profissional foi realizado pela Agência do Trabalhador de Nova Prata do Iguaçu, em parceria com o Escritório Regional, com o Conselho Municipal do Trabalho e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A capacitação faz parte do Programa de Qualificação Profissional (PlanTeQ).
“Sempre defendi a importância da qualificação profissional. Estamos trabalhando para que as políticas de capacitação tenham abrangência em todo o Paraná e cheguem a cada um dos municípios do Estado. O trabalhador capacitado tem maiores chances para conseguir um emprego e até melhores cargos e salários”, afirma o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia.
Representantes do Conselho Municipal do Trabalho elogiaram o trabalho do secretário e agradeceram pela realização do curso. Segundo eles, as aulas de capacitação contribuem para o desenvolvimento da cidade. “Só temos a agradecer ao Nelson Garcia pela dedicação ao nosso município e ao Paraná. Hoje, graças ao secretário, a cidade tem maior geração de emprego e renda”, defende o presidente.
O gerente da Agência do Trabalhador, Osni Balardini, explicou que foram usados recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Segundo ele, o Governo Federal, através do FAT, disponibilizou recursos para realização de outros dois cursos no município.
Entre os participantes da formatura estavam a chefe do Escritório Regional, Mariluz Zanin Pretry; a representante do Senai, Marta Marcelo Tesser; a presidente da Ação Social, Cleonice Morgan; o gerente da Agência do Trabalhador, Osni Balardini; e o presidente do Conselho Municipal do Trabalho, Aurelino Fagundes.