Grupo Tático Velado divulga resultados de ações contra crimes em transporte coletivo

Resultados correspondem ao período de janeiro a setembro deste ano
Publicação
13/10/2010 - 09:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Grupo Tático Velado (GTV), serviço de inteligência do comando do policiamento da Capital (CPC) da PM, apreendeu 23 armas de fogo e deteve 175 pessoas envolvidas em crimes contra os usuários do transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana (RMC). Os resultados correspondem ao período de janeiro a setembro deste ano e foram divulgados nesta quarta-feira (13).
Além do número de pessoas detidas, 34 pedras de crack e 20,3 gramas de maconha também foram apreendidas durante as operações do GTV. “É preciso ressaltar que o foco do grupo é a proteção do cidadão que usa este meio de transporte para trabalhar, estudar e se divertir”, afirma o chefe do setor de planejamento do CPC, major Arildo Luis Dias.
Foram apreendidos 11 revólveres calibre 38, sete revólveres calibre 32, e cinco pistolas (calibres 40 mm, 9mm, 380mm, 7.65 e 6.35). “Retirando armas de fogo de circulação evitamos que diversos outros crimes ocorram, como roubos, furtos e até mesmo homicídios”, diz o major. Além das armas de fogo, 128 munições de diferentes calibres também foram apreendidas.
Foram 73 pessoas detidas por invasões a ônibus coletivos e estações tubo, 38 pessoas presas por roubos contra passageiros do transporte coletivo, 17 por porte ilegal de arma de fogo, 13 com mandado de busca e apreensão aberto, três por danos (depredações), três por porte de drogas e três por roubos a transeuntes. “As demais detenções foram por crimes como ameaça ao cobrador e por carona ilegal em ônibus coletivo (conhecido vulgarmente como pegar rabeira) ou punga (tomar a carteira alheia)”, explica o comandante do GTV, que não pode ser identificado por questões de segurança.
As linhas de ônibus e estações tubo nas quais ocorreram as abordagens e prisões são Terminal do Cabral, Alferes Poli, Santa Rita/ CIC, Marumby, Eucaliptos I, Barigui, Acordes, Jardim Independência, Bairro Alto, Maria Aguiar Teixeira, Centro Médico, Capanema, Arroio Cercado, Nações, Parque Industrial, Colombo/São José, Catulo da Paixão Cearense, Jardim Ypê, Lindóia e Paulo Kissula. Três veículos foram recuperados e três foram apreendidos durante as ações do GTV. Dois policiais militares também ficaram feridos durante as ações.
GTV - O Setor de Operações Veladas foi criado em 10 de maio 2003, com o objetivo de reprimir furtos e roubos contra usuários do transporte coletivo, e foi denominado preliminarmente como Grupo Tático Velado, hoje estruturado como Setor de Operações Veladas, da Agência Regional de Inteligência do CPC. Realiza prioritariamente operação Ônibus Seguro Policiamento Velado em terminais, ônibus e estações tubo de Curitiba e Região Metropolitana.
O grupo reprime também atos de vandalismo em clássicos de futebol, saídas de bailões entre outras ações voltadas a proteção dos funcionários e do aparelho de transporte coletivo.