Todos os recursos tecnológicos e de mídia que estiverem ao alcance do Governo do Paraná serão utilizados para expandir, a um maior número possível de localidades, os programas de capacitação do funcionalismo estadual. A informação foi dada pelo secretário Especial de Assuntos Estratégicos, e diretor-presidente da Celepar, Nizan Pereira, à gerente-executiva da Escola de Governo, Marli Pasqualin, e aos cerca de 100 servidores públicos que participaram nesta quinta-feira (13) da abertura do Seminário de Educação à Distância.
O evento, que se encerra nesta sexta-feira (14), ocorre no Campus Jardim Botânico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e a programação prevê a realização de palestras e oficinas de questões referentes à educação à distância. O seminário faz parte do programa “Capacitando para a Educação à Distância”, promovido pela Escola de Governo (vinculada à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência) em parceria com a Celepar, com a Paraná Educativa, Escola de Saúde Pública do Paraná (da Secretaria da Saúde) e com a UFPR.
“Os meios de comunicação públicos – nosso sistema de internet, de rádio, televisão – serão colocados à disposição dos programas de qualificação do funcionalismo”, disse Nizan Pereira. “Educação à distância não é uma extensão da sala de aula, uma filial da sala de aula. É um meio, uma modalidade de ensino a partir do aproveitamento dos recursos tecnológicos, das novas tecnologias, uma forma de possibilitar o acesso à informação, e é a partir da informação que se estabelece o processo educacional”, frisou.
Mesas-redondas - O secretário reafirmou que a Paraná Educativa abrirá espaço na sua programação para mesas-redondas como parte do projeto “Capacitando para Educação à Distância”. As gravações deverão ter início nos próximos dias. “Serão cinco programas, a serem transmitidos uma vez por semana”, adiantou.
Ao agradecer a parceria com a Celepar e com a Paraná Educativa, a gerente-executiva da Escola de Governo, Marli Pasqualin, lembrou que, dada a necessidade de atender um público que está distribuído por todo território paranaense, como são os servidores públicos estaduais, a educação à distância é um caminho dos mais viáveis para que os programas de qualificação do funcionalismo cheguem a todos. “É uma forma de integração do Estado, e é disso que precisamos: parcerias e integração para atendermos todos os servidores.”
SERVIÇO – Informações detalhadas do programa estão no sítio da Escola de Governo na internet (www.escoladegoverno.pr.gov.br), no menu vertical no lado esquerdo da página, no item “Educação à Distância”.
BOX
Programação inclui oficinas de material didático e informática
O Seminário de Educação à Distância tem o objetivo de preparar servidores públicos que atuam com projetos de capacitação profissional para estarem aptos a lidar com a modalidade de ensino à distância. Por isso, o seminário tem em sua programação palestras e debates como temas mais conceituais e teóricos; reservou, também, espaço para trabalhos práticos.
Haverá, por exemplo, um treinamento da Celepar, sobre o uso do “xoops”, ferramenta de software livre utilizada para a construção e manutenção de páginas virtuais. Outra aula será sobre recursos televisivos, de vídeo, áudio e conferências via internet. Mais uma oficina prevista será sobre “moodle” - programa de administração de materiais educacionais voltados a comunidades “online”. A programação do seminário contempla ainda uma oficina sobre produção de material didático para cursos à distância.
Governo vai utilizar mídias públicas para ampliar capacitação do servidor
A informação foi dada pelo secretário Nizan Pereira à gerente-executiva da Escola de Governo, Marli Pasqualin, e aos cerca de 100 servidores públicos que participaram nesta quinta-feira (13) da abertura do Seminário de Educação à Distância
Publicação
13/09/2007 - 15:30
13/09/2007 - 15:30
Editoria