Governo vai melhorar acesso à Santa Casa de Campo Mourão

18/03/2010 - 11:10

O Governo do Paraná vai recuperar e alargar o acesso à Santa Casa de Misericórdia de Campo Mourão, Noroeste do Estado. A licitação para as obras nos dois quilômetros da PR-558 (Campo Mourão – Araruna) já está em andamento e prevê investimento máximo de R$ 2,2 milhões.
O secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot, explicou que a melhoria abrange o trecho da PR-558 desde o cruzamento com a rua Porto Alegre até a Santa Casa. A rodovia será remodelada com a recuperação do asfalto, a construção de acostamento, de ciclovia e de calçada. “Será um novo acesso. Um caminho urbanizado que vai eliminar os riscos para os motoristas e, principalmente, para os pedestres e ciclistas”, disse Tizzot.
Hospital Regional - A melhoria do acesso vem se somar a outros investimentos que o Governo do Paraná faz na Santa Casa para consolidá-la como um hospital regional. Na semana passada, o governador determinou à Secretaria da Saúde a compra de equipamentos hospitalares - um aparelho de hemodinâmica e de um microscópio cirúrgico - para que sejam cedidos, em comodato, ao hospital.
O presidente da entidade, Elmo Linhares, destacou que o hospital já recebeu do governo do Estado um tomógrafo computadorizado, cujo investimento foi de aproximadamente R$ 1 milhão, e que ainda neste mês chegarão um ultra-som e um mamógrafo.
O hospital atende a aproximadamente 300 mil pessoas de 25 municípios da região. “Com esta consolidação da Santa Casa, como Hospital Regional, tivemos um crescimento de demanda no ano passado de cerca de 32%, principalmente em atendimentos ao SUS, e 50% no número de consultas”, disse.
A nova maternidade oferecerá 50% mais leitos, destinados ao atendimento do SUS e, com este novo suporte, as equipes poderão fazer cirurgias de alta complexidade.