Governo vai construir novo viaduto sobre a PR-445 em Londrina

O viaduto criará uma passagem mais segura aos dois bairros da zona Sul da cidade
10/09/2010 - 18:20
A divulgação da licitação das obras de transposição da PR-445 com o conjunto habitacional Jardim Jamile Dequech, na zona Sul de Londrina, acontece neste sábado (11), às 9 horas, no Conjunto Jamile Dequech, localizado na esquina das ruas Dr. Miguel Angelo Spinosa e Dr. Gilney Carneira Leal.
Com a licitação autorizada pelo Governo do Estado, a Secretaria dos Transportes, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), construirá um viaduto sobre a PR-445, com passagem para facilitar a travessia de pedestres. O investimento planejado para a execução dos serviços é de R$ 2,261 milhões.
Segundo o secretário dos Transportes, Mario Stamm Junior, a obra é uma reivindicação antiga da população e vai corrigir um grave problema viário de Londrina. “O viaduto vai evitar acidentes e atropelamentos que ocorrem no acesso aos bairros Jamile Dequech e União da Vitória, além de organizar o fluxo de veículos e proporcionar mais segurança para a passagem dos pedestres”, afirmou.
O diretor-geral do DER, Milton Podolak Junior, esclareceu que, pelo convênio assinado entre o Departamento e a Prefeitura de Londrina, também serão executados serviços de terraplenagem, pavimentação asfáltica, drenagem , sinalização e serviços complementares nas vias que darão acesso aos bairros.
De acordo com as estatísticas, a PR-445 recebe um tráfego diário intenso e a situação se agrava nas proximidades dos dois bairros devido à existência de algumas curvas que dificultam a visibilidade dos motoristas e dos pedestres no momento de atravessar a via.
O superintendente da regional Norte do DER, Marco Aurélio Gataz Sguário, destacou que o tráfego de veículos de carga e de passeio é constante no local porque a rodovia faz ligação com os municípios que compõem a região metropolitana londrinense e a capital do Estado.
OBRA - Neste sábado (11), a partir das 11 horas, uma cerimônia marca também a entrega do acesso ao campus da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR) de Londrina, no Norte do Estado. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) finalizou a obra em meados de julho para atender a demanda diária de tráfego dos estudantes. Foram investidos R$ 1,6 milhão pelo Governo do Paraná para a pavimentação asfáltica no local e outros serviços.
Com as intervenções e melhorias, a Estrada dos Pioneiros deixou de ser uma via rural para se transformar em uma avenida moderna, segura e bem planejada para receber o movimento ocasionado pela instituição de ensino.