Governo vai concluir pavimentação do acesso a Campina do Simão

Investimentos de até R$ 12,27 milhões prometem melhorar escoamento da produção e o transporte de estudantes
20/11/2009 - 16:10
As dificuldades provocadas pela falta de acesso pavimentado no município de Campina do Simão, região Central do Paraná, devem acabar em breve. O governador Roberto Requião autorizou a licitação para a conclusão das obras na via que liga o distrito de Cerro Verde à PR-364, no sentido de Guarapuava. Os investimentos nos 16,8 quilômetros podem chegar a R$ 12,27 milhões. As obras fazem parte da segunda etapa da pavimentação da estrada. Os primeiros 13 quilômetros, entre Campina do Simão e Cerro Verde, receberam asfalto em 2006, com a aplicação de R$ 2,3 milhões. De acordo com o secretário dos Transportes, Rogério Tizzot, a conclusão dos trabalhos vai impulsionar a economia local, já que o acesso feito por estrada de terra hoje dificulta o escoamento da produção e o deslocamento da população. “Seja em dias de chuva ou em dias muito secos, essa população encontra grande dificuldade para transportar a produção e, o que é mais grave, para buscar serviços de saúde e educação nos centros urbanos”, afirma. REDENÇÃO – Para o prefeito Emílio Altemiro Lazzaretti, o município não poderia receber notícia melhor neste final de ano: “É a esteira do desenvolvimento chegando a Campina do Simão. É a redenção do município. Há muito tempo nós aguardamos o acesso pavimentado e só temos a agradecer a sensibilidade do Governo do Estado, que nos atendeu em 2006 e volta a investir em nosso crescimento”. Lazzaretti lembrou da grande dificuldade dos produtores e também dos estudantes. “São muitos universitários de Campina do Simão que precisam ir até Guarapuava todos os dias. A situação desse transportes hoje é lamentável, mas vai melhorar”, afirmou. O projeto foi elaborado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que também é responsável pela realização do processo de licitação. O município deve dar o apoio necessário, como a conservação dos serviços, liberação da faixa de domínio, remanejamento de cabos de energia, redes de telecomunicações e redes de água. OUTROS ACESSOS – Estão em fase final os trabalhos de pavimentação do acesso a Diamante do Sul (PR-670), no Oeste do Estado, com 12,6 quilômetros de extensão. Os investimentos são de R$ 7,7 milhões. Com o fim dos trabalhos, a região terá todos os municípios ligados por vias asfaltadas. Além da implantação, a ligação vai ficar mais segura com a construção de uma trincheira no cruzamento com a BR-277. Nos serviços, em andamento, são aplicados R$ 961 mil. O Governo do Estado garantiu o fim do isolamento de outros quatro municípios paranaenses. Em Cerro Azul, na Região Metropolitana de Curitiba, foram investidos R$ 31 milhões na pavimentação da estrada que liga o município a Rio Branco do Sul. Foram aplicados R$ 2 milhões na pavimentação do acesso que liga Ariranha do Ivaí a Ivaiporã, no Vale do Ivaí. Outro R$ 1,5 milhão foram aplicados para asfaltar a estrada municipal entre a PRC-466 e Boa Ventura de São Roque. E R$ 5,3 milhões para integrar Reserva do Iguaçu à Usina de Segredo e ao município de Foz do Jordão.