A Companhia de Habitação do Paraná vai ampliar o projeto da Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo (RMC), com a abertura de novas vias de acesso – a Rua da Democracia, construção de um Barracão de Reciclagem de lixo, destinado aos catadores de papel que vivem no local e, ainda, com a construção de mais 60 casas. No local já foram realizados, desde 2004, intervenções que beneficiaram perto de dez mil pessoas.
O decreto que autorizou a Cohapar a implantar os novos equipamentos sociais e demais benefícios foi assinado pelo governador Roberto Requião, que declarou como de interesse social e utilidade pública uma área de cerca de 19 mil metros quadrados destinada aos novos projetos.
“A autorização do governador Roberto Requião para desapropriação do terreno que fica junto ao Centro de Treinamento do Coritiba Futebol Clube, entre a Estrada da Graciosa e a Vila Zumbi, torna mais justa e mais democrático o traçado da região metropolitana de Curitiba”, afirmou o presidente da Cohapar, Rafael Greca.
A Rua da Democracia servirá de ligação da Usina de Reciclagem com a Estrada da Graciosa. “Faremos um belo empreendimento que vai dar mais uma saída para a Vila Zumbi. Uma ligação importante entre Colombo e Pinhais, melhorando a RMC no sentido da ecologia humana, no sentido de mais respeito aos seres humanos”, disse Rafael Greca. Ainda segundo o presidente da Cohapar, a abertura de uma nova rua de acesso à Vila Zumbi é um projeto de urbanismo que vai garantir ainda mais segurança aos moradores.
“Ligando a Zumbi, em Colombo, ao Alphaville, em Pinhais, vamos contribuir para a diminuição da marginalidade, para a fluência da rua e do acesso. Isso é uma solução contra o crime organizado, urbanismo de segurança social”, ressaltou. “A Vila perde a condição de beco de saída espremida entre dois rios. A cidade metropolitana fica uma só, sem separação entre elas”, disse.
O soldado Eduardo Ribeiro dos Santos, que atua em Colombo desde 2000 e hoje presta serviço no módulo localizado na Vila Zumbi, lembra que aconteceram muitas mudanças desde que o governo passou a desenvolver ações no local e considera que o fator fundamental é a abertura das ruas, com obras de pavimentação e urbanização. “Os marginais estão tendo seu espaço de atuação cada vez mais reduzido. Com isso, eles procuram sair na tentativa de buscar outros locais, onde possam atuar”.
MAIS CASAS - Além da nova via de acesso, serão construídas 60 novas casas, 22 delas destinadas para famílias de baixa renda, que serão realocadas. “Serão casas para famílias de baixa renda, que servirão para realocação de pessoas que hoje moram em terrenos públicos do Estado, como por exemplo, no terreno contíguo ao Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho”, explicou Greca.
As demais serão destinadas para quem tem renda mensal de dois a cinco salários-mínimos. Os empreendimentos receberão investimentos do Governo Federal por meio do Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal, e do governo do Paraná, por meio da Cohapar.
BARRACÃO DE RECICLAGEM - O Barracão de Reciclagem é destinado aos carrinheiros que vivem no local. “Com o Barracão de Reciclagem vamos evitar que o lixo reciclável entre na Vila sem destino correto, entupindo as galerias de água e poluindo o Rio Palmital. Vamos utilizar um barracão já existente, que será transformado em um barracão de reciclagem de lixo. O local ficará sob a responsabilidade da Cooperativa de Catadores da Vila Zumbi e do Serviço Social da Prefeitura de Colombo”, finalizou Rafael Greca.
Governo vai ampliar projeto de resgate social da Vila Zumbi
A Cohapar vai ampliar o projeto da Vila Zumbi com abertura de novas vias de acesso – a Rua da Democracia, construção de um Barracão de Reciclagem de lixo, destinado aos catadores de papel, e a construção de mais 60 casas
Publicação
06/08/2008 - 17:20
06/08/2008 - 17:20
Editoria