O secretário-chefe da Casa Civil, Caíto Quintana, recebeu nesta semana, no Palácio Iguaçu, uma comissão da região Sudoeste do Paraná, formada por representantes da Agricultura Familiar. O objetivo da visita foi pedir ao Governo do Estado auxílio para amenizar os danos causados pela estiagem que atingiu o Sudoeste do Paraná.
Segundo Quintana, o Governo vai dar total apoio no que for possível aos municípios atingidos pela estiagem. “Temos um amplo programa de apoio à pequena propriedade do Paraná. A nossa preocupação é muito grande com ela e dentro do ‘Paraná 12 meses’ há um amplo programa de apoio à Agricultura Familiar”, afirmou o secretário.
Segundo Quintana, o Governo pretende, junto com o secretário da Agricultura e vice-governador, Orlando Pessuti, facilitar para os agricultores atingidos o acesso aos recursos do “Paraná 12 Meses”. Os representantes da Agricultura Familiar solicitaram ao Estado que reconhecesse a declaração de emergência dos municípios atingidos pelas perdas da safra. A Defesa Civil já está providenciando as declarações e, de acordo com o secretário, em breve a documentação estará pronta.
Paraná 12 meses - Os agricultores também pediram a solidariedade do Governo para pleitear, junto ao Ministério de Desenvolvimento Agrário, a inclusão dos agricultores que tiveram perda menor do que 50% na sua lavoura. “A média do Sudoeste do Paraná está a cima de 30%. Mas não atinge os 50%, para os quais o Ministério já determinou um abono de R$ 500, por contrato, que são pequenos financiamentos da Agricultura Familiar”, afirmou o chefe da Casa Civil.
Quintana salientou
que a falta de financiamento para a agricultura paranaense é conseqüência da privatização do Banco do Estado. “O Estado, não tem um agente, um braço financeiro que possa socorrer, com um financiamento, a pequena propriedade. O que nós podemos fazer - e para isso temos plena disposição - é conseguir que, através da Secretaria da Agricultura, sementes, adubo e calcário sejam incluídos no programa ‘Paraná 12 Meses’”, finalizou o secretário.
Governo vai ajudar agricultores da região Sudoeste
De acordo com Caíto Quintana, agricultores atingidos pela estiagem terão recursos do “Paraná 12 meses”
Publicação
30/04/2004 - 00:00
30/04/2004 - 00:00
Editoria