Governo testa novo processamento da folha de pagamento do magistério

O processamento da folha de pagamento do Quadro Próprio do Magistério está passando por mudanças. Para testar as alterações, a Secretaria da Administração e da Previdência treina até esta quinta-feira 126 servidores públicos da área de recursos humanos
25/07/2007 - 16:09
O processamento da folha de pagamento do Quadro Próprio do Magistério (QPM) está passando por mudanças. Para testar as alterações, a Secretaria estadual da Administração e da Previdência realiza até esta quinta-feira (26), em Curitiba, um treinamento com 126 servidores públicos da área de recursos humanos, sendo 96 deles dos núcleos regionais da educação. No treinamento, os técnicos fazem uma comparação com os dados obtidos a partir do modelo atual com os dados retirados do sistema que está sendo implantado. São analisados, um por um, quase 58 mil contracheques do QPM, que é o quadro que reúne os professores do ciclo básico da rede estadual de ensino. São confirmadas informações como nome completo, números de documentos, cargo, remuneração e benefícios, entre outros itens. Mais testes - Até outubro, quando deverá entrar em vigor o novo sistema, serão realizados pelo menos mais dois testes. Com a mudança, os professores que hoje recebem mais de um contracheque por terem mais de um “padrão” (cargas horárias distintas), ou que lecionam em colégios diferentes, por exemplo, passarão a ter toda a sua remuneração discriminada em apenas um holerite. Além dos 96 servidores dos núcleos regionais de educação, participam do teste – chamado de “paralelo” - outros 16 técnicos, de Curitiba, da Secretaria de Estado da Educação, e mais 14 da própria Secretaria da Administração. O “paralelo” é organizado e aplicado pela Divisão de Cadastros de Recursos Humanos (DCRH), da Seap. Novo sistema - O novo processamento de folha do Quadro do Magistério faz parte do Sistema Integrado de Informática que a Seap e Celepar estão implantando, gradativamente, na gestão de dados do funcionalismo público estadual. O sistema permite a obtenção, de forma mais simples e ágil, de diferentes tipos de relatórios, com as mais variadas informações e estatísticas. Com um maior número de relatórios, e mais consistentes, o administrador público tem subsídios para adotar medidas que melhor se encaixem à realidade e às necessidades do serviço público. Entre as alterações do Sistema Integrado em implantação, está a utilização da ferramenta Meta 4. É a adoção dessa ferramenta nos dados do Quadro Próprio do Magistério que está sendo testada nesta semana – o treinamento começou nesta terça-feira (24) e ocorre na Faculdades Camões. Desde 2003, já foram migrados para o novo sistema dados relativos a cerca de 53,2 mil servidores públicos da ativa, do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE), das polícias Militar e Civil, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), dos quadros dos advogados e dos procuradores e dos contratos de regime especial (temporários e terceirizados). Em 2002, houve a mudança no Quadro dos Auditores Fiscais da Receita Estadual (1,1 mil).