Governo recebe comitiva da Alemanha e trata de ações para a Copa de 2014

Para o secretário especial de Governo para a Copa do Mundo de 2014, Wilson Portes, a visita da comitiva alemã foi muito importante
Publicação
22/05/2010 - 18:40
Editoria
Fortalecer a cooperação internacional com o foco no desenvolvimento de recursos humanos e formação contínua e diálogo durante a Copa do Mundo de 2014. Estes foram os temas do encontro realizado neste sábado (22), em Curitiba, entre representantes do Governo do Estado, município de Curitiba, do setor da indústria e comércio e representantes da instituição alemã, a Inwent.
Durante a reunião os especialistas alemães apresentaram as ações desenvolvidas para a realização das Copas do Mundo de 2006 e 2010, no que diz respeito a organização, estrutura, logística, turismo e segurança.
Para o secretário especial de Governo para a Copa do Mundo de 2014, Wilson Portes, a visita da comitiva alemã foi muito importante e chega num momento certo em que as discussões para a Copa de 2014 estão evoluindo. “A determinação do governador Orlando Pessuti é dar prioridade aos assuntos relacionados a Copa de 2014 e com certeza essa troca de experiências irá fortalecer o nosso trabalho.”, destacou.
A Inwent é uma empresa sem fins lucrativos cujos principais sócios são o BMZ – Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento, os Estados e a Federação das Indústrias. A empresa vem atuando desde 2006 na preparação dos sul-africanos para a Copa do Mundo 2010. Baseado no intercâmbio de experiências entre alemães que efetivamente trabalharam na Copa 2006 e aqueles que respondem pelo evento de 2010.
“A experiência é fundamental para que possamos desenvolver um projeto, porque é através dela que podemos avaliar os pontos positivos e negativos dos eventos anteriores e aperfeiçoar o evento aqui no Brasil”, destaca a Susana Lins Affonso da Costa – Assessora Técnica do IPPUC.
BELO HORIZONTE - O próximo passo agora é apresentar as ações desenvolvidas pela empresa alemã aos representantes das cidades que irão sediar o evento durante o Fórum das Cidades, que será realizado no mês de agosto, em Belo Horizonte. Com a aprovação do fórum futuramente deverão ser marcados os workshops para a capacitação e treinamento das pessoas.
“Temos que nos espelhar naqueles que têm conhecimento maior do que a gente porque a Copa do Mundo é um evento que requer muita responsabilidade e o governador Orlando Pessuti juntamente com outros representantes estão trabalhando neste sentido para fazer o melhor”, destaca Darci Piana, o presidente da Fecomércio.
A comitiva alemã está confiante em relação ao evento que deverá ser realizado no país em 2014. Para os representantes alemães da Inwent, Goetz Nagel e Pamina Haussecker o Brasil é um país muito importante o que favorece o sucesso nas ações desenvolvidas.
A diretora da empresa no Brasil, Carla Pereira, avaliou como positiva a reunião no Estado e também comentou sobre os 24 requisitos pré-determinados pelo Governo Sul-Africano durante a Copa deste ano. “Trabalhamos conforme a realidade de país, estado e cidade. Por isso a importância da realização de workshops para conhecermos essas realidades”, destacou Carla.
INVESTIMENTOS – Na última quinta-feira (20), o governador Orlando Pessuti e o prefeito Luciano Ducci se encontraram para definir um acordo que prevê investimentos de até R$ 80 milhões para obras necessárias à realização da Copa do Mundo de 2014. Os recursos, a fundo perdido, virão do Tesouro Estadual e com eles será realizada a adequação da área do entorno da Arena da Baixada (Estádio Joaquim Américo), além de melhorias em vias públicas.

GALERIA DE IMAGENS