A Secretaria estadual da Criança e da Juventude realiza a partir desta sexta-feira (14), em Faxinal do Céu, a IV Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, em conjunto com o Cedca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente). Cerca de 650 pessoas são esperadas, entre conselheiros tutelares, de direito, entidades governamentais e não-governamentais, representantes do Ministério Público e do Poder Judiciário.
O resultado dos debates será transformado em propostas do Paraná para a VII Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será realizada em Brasília no final deste ano.
“Vamos discutir o cenário atual do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente para aperfeiçoarmos a nossa política pública de atenção à infância e à juventude”, disse a secretária da Criança e da Juventude, Thelma Alves de Oliveira.
A conferência terá quatro eixos de discussão: o Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo), o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária – marco regulatório da política de proteção, o orçamento criança e adolescente e o Pacto pela Infância e Juventude. Dos três primeiros eixos, que pertencem à pauta da Conferência Nacional, serão priorizadas três propostas de cada um a serem levadas para Brasília. O quarto eixo é o tema da pauta estadual.
A abertura oficial da conferência está marcada para as 16 horas desta sexta-feira (14) com palestra da secretária Thelma Alves de Oliveira sobre o Pacto pela Infância e Juventude. Também estarão presentes Mariza Tardelli de Azevedo, da Secretaria Especial de Direitos Humanos do governo federal, Carmem Silveira de Oliveira, presidente do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), Cláudio Augusto Vieira da Silva, da Fundação Centro de Defesa de Direitos Humanos Bento Rubião, do Rio de Janeiro, Mário Ramidoff, professor da Unicemp e Mauricio Vian, da Lumen Consultoria de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
A programação se estende até a próxima segunda-feira (17), quando será realizada a plenária final, às 8h30, com a apresentação das propostas do Paraná e com a eleição dos delegados que irão para a conferência nacional.
Governo realiza Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente
O resultado dos debates será transformado em propostas do Paraná para a VII Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será realizada em Brasília no final deste ano
Publicação
12/09/2007 - 11:00
12/09/2007 - 11:00
Editoria