Até maio, o Governo do Paraná, em parceria com o Ministério do Trabalho e Caixa Econômica Federal, vai qualificar 185 funcionários das Agências do Trabalhador para melhorar o atendimento de quem precisa e tem direito ao beneficio de seguro-desemprego. O objetivo é ampliar o número de atendentes nas cidades com maior procura e garantir o serviço para os municípios do Estado que ainda não oferecem os cadastros. Nesta segunda-feira (5), em Curitiba, tiveram início as aulas do módulo inicial para 20 alunos.
Segundo o secretário em exercício do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Fernando Peppes, o curso terá quatro turmas e reunirá funcionários de 45 cidades paranaenses. “Este processo de qualificação é constante e contínuo. Alguns funcionários da Agência do Trabalhador Central de Curitiba, postos descentralizados e de agências da Região Metropolitana, participaram de um treinamento com a equipe da Caixa na semana passada, por exemplo”, lembra ele.
“Com atendentes bem treinados e atualizados, o cadastro é realizado em menos tempo e com menos chances de erros ou fraudes. Com um número maior de funcionários, reduzimos o tempo de espera, a fila por senhas e conseguimos atender mais pessoas. Com novos pontos de atendimento, evitamos que o trabalhador desempregado tenha que sair de sua cidade para buscar o que é seu por direito.”, completa
Nesta semana, participam do treinamento os funcionários das Agências do Trabalhador de Alvorada do Sul; Barracão; Campina Grande do Sul; Cascavel; Castro; Cidade Gaúcha; General Carneiro; Guaíra; Ibiporã; Ipiranga; Loanda; Lobato; Mangueirinha; Palotina; Pinhão; Reserva do Iguaçu; Santa Terezinha de Itaipu; e Curitiba.
BENEFÍCIO - O Seguro-Desemprego é um auxílio financeiro temporário para o trabalhador desempregado, demitido sem justa causa. O direito é garantido pelo art. 7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal. Para ter direito ao benefício, o trabalhador deve dar entrada com o pedido de seguro-desemprego no prazo de até 120 dias após a data da demissão. No Paraná, aproximadamente 420 mil pessoas foram beneficiadas pelo seguro em 2009.
Segundo o secretário em exercício do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Fernando Peppes, o curso terá quatro turmas e reunirá funcionários de 45 cidades paranaenses. “Este processo de qualificação é constante e contínuo. Alguns funcionários da Agência do Trabalhador Central de Curitiba, postos descentralizados e de agências da Região Metropolitana, participaram de um treinamento com a equipe da Caixa na semana passada, por exemplo”, lembra ele.
“Com atendentes bem treinados e atualizados, o cadastro é realizado em menos tempo e com menos chances de erros ou fraudes. Com um número maior de funcionários, reduzimos o tempo de espera, a fila por senhas e conseguimos atender mais pessoas. Com novos pontos de atendimento, evitamos que o trabalhador desempregado tenha que sair de sua cidade para buscar o que é seu por direito.”, completa
Nesta semana, participam do treinamento os funcionários das Agências do Trabalhador de Alvorada do Sul; Barracão; Campina Grande do Sul; Cascavel; Castro; Cidade Gaúcha; General Carneiro; Guaíra; Ibiporã; Ipiranga; Loanda; Lobato; Mangueirinha; Palotina; Pinhão; Reserva do Iguaçu; Santa Terezinha de Itaipu; e Curitiba.
BENEFÍCIO - O Seguro-Desemprego é um auxílio financeiro temporário para o trabalhador desempregado, demitido sem justa causa. O direito é garantido pelo art. 7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal. Para ter direito ao benefício, o trabalhador deve dar entrada com o pedido de seguro-desemprego no prazo de até 120 dias após a data da demissão. No Paraná, aproximadamente 420 mil pessoas foram beneficiadas pelo seguro em 2009.