O governo do Estado promove, neste fim de semana (18 e 19), mais um circuito do projeto Caminhadas na Natureza, além da 4ª Oficina Estadual de Caminhadas da Natureza no Paraná. A caminhada acontece no sábado (19), na área rural do município de Colombo, região metropolitana de Curitiba – circuito do Imbuial -, com saída prevista para as 8 horas, em frente à Igreja do Divino Espírito Santo. A expectativa é de que até 250 pessoas participem do circuito. A oficina, que acontece na sexta-feira (18), terá uma limitação de 60 vagas, destinadas a capacitar técnicos em turismo de municípios próximos a Curitiba.
Segundo o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, o projeto é uma ação de incentivo ao turismo rural na agricultura familiar. “Estamos desenvolvendo essas atividades no Paraná desde 2007. Um dos objetivos é desenvolver o fortalecimento da agricultura familiar, com a implantação de atividades turísticas integradas ao meio urbano e rural”, diz Bianchini.
O secretário lembra ainda que “esse tipo de atividade, além de servir como instrumento de integração entre as populações regionais, auxilia também no fomento e conhecimento das particularidades da economia local, bem como no estímulo à prática de atividades saudáveis ao corpo e à mente”.
Além da Secretaria da Agricultura, o projeto conta com a participação da Emater Paraná, da Secretaria de Estado do Turismo, com apoio do Ministério de Desenvolvido Agrário, e parcerias com a ONG Anda Brasil e prefeituras municipais do Paraná.
CAMINHADA - O acesso até o início do circuito do Imbuial pode ser feito de duas maneiras: pelo Trevo do Atuba, através da BR-476, sentido Bocaiúva do Sul (marcar 14,5 km pelo asfalto, chegando à entrada da comunidade, à esquerda, descer pela estrada de terra, uns 500 metros até a Igreja do Imbuial); a segunda, pela Central de Informações Turísticas de Colombo.
O circuito terá início na Igreja do Imbuial, com infraestrutura de alimentação, área de estacionamento e sanitários. Ele ocorre no meio rural de Colombo e passa por diversas propriedades de agricultura familiar, com diferentes sistemas de cultivos e criação de animais. Algumas destas propriedades, que pertencem ao Circuito Italiano de Turismo Rural, estão abertas à visitação, principalmente os restaurantes rurais e cafés coloniais, onde são servidas comidas típicas da região.
Passa também pela bela Comunidade da Roseira e sua igreja. Ao final do circuito, na Igreja do Imbuial, os caminhantes terão a oportunidade de almoçar no salão paroquial, com refeição preparada pela própria comunidade, e participar de uma feira com produtos da agroindustria familiar e artesanatos da região.
As caminhadas da natureza beneficiam diversas famílias de agricultores, buscando a valorização do meio rural, a geração de renda complementar e o aumento da qualidade de vida da comunidade. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail da Secretaria de Turismo de Colombo: turismo@colombo.pr.gov.br , ou no próprio dia do passeio.
OFICINA - Dividido em dois módulos, a Oficina Estadual de Caminhadas busca transmitir conhecimentos técnicos a respeito da metodologia das caminhadas e apresenta exemplos de sucesso dos municípios que realizaram essas práticas.
Do evento participam como palestrantes Ayrton Violento e Ana Beatriz Cordeiro, respectivamente presidente e diretora da ONG Anda Brasil – Confederação Brasileira de Esportes Populares, Caminhadas e Inclusão Social, sediada no Rio de Janeiro. Neste módulo participará também Gilberto Oliveira, do SESC, que falará sobre o projeto da entidade nas caminhadas.
“Experiência em planejamento, organização e encucação de circuito de caminhadas” é outro tema a ser explorado neste módulo, com a participação de Aurora Girardi e Maros Daniel Cuzma, da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de São José dos Pinhais.
CALENDÁRIO – O Governo do Paraná lançou o Calendário 2008 de Caminhadas na Natureza com 20 circuitos. O número de participantes surpreendeu, cerca de 5,5 mil pessoas beneficiaram 100 famílias rurais, demonstrando o potencial do projeto para a geração complementar de renda às comunidades locais. A experiência destacou o turismo como modalidade alternativa para a venda direta dos produtos agroindustriais e o fortalecimento da agricultura familiar.
Neste ano, o calendário conta com 25 circuitos de caminhadas cadastrados. Para 2010, já existem 33 circuitos programados, sendo que 14 deles pertencem aos chamados “Territórios da Cidadania”, áreas com baixos índices de desenvolvimento humano, que possuem prioridade para a realização de projetos sociais, de acordo com o Governo Federal.
Governo promove Caminhadas na Natureza neste fim de semana em Imbuial, Colombo
O projeto é uma ação de incentivo ao turismo rural na agricultura familiar. O circuito de Imbuial acontece no sábado (19), a partir das 8 horas
Publicação
15/09/2009 - 11:43
15/09/2009 - 11:43
Editoria