Governo participa da Conferência Internacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável

O evento será realizado entre os dias 18 e 20 e irá reunir representantes de mais de 40 países que estarão discutindo propostas e formulando uma força-tarefa para uma nova jornada em prol da educação para o desenvolvimento sustentável.
Publicação
18/05/2010 - 16:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, participou - representando o governador Orlando Pessuti - na manhã desta terça-feira (18), na sede da FIEP, em Curitiba, da solenidade de abertura da Conferência Internacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável - EDS 2010. Durante a abertura também estavam o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Rodrigo Rocha Loures e o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel.
O evento será realizado entre os dias 18 e 20 e irá reunir representantes de mais de 40 países que vão discutir propostas e formular uma força-tarefa para uma nova jornada pela educação e para o desenvolvimento sustentável.
Para Jorge Augusto Callado, a participação do Governo do Estado é muito importante num evento como este porque propicia uma mostragem das ações realizadas no Estado que buscam o desenvolvimento levando em conta a sustentabilidade.
“O tema central do encontro é positivo e trata-se de uma resposta ao momento que vivemos. Temos sim que buscar o equilíbrio, principalmente ambiental, e é preciso delinear o papel de cada um visando um desenvolvimento responsável”, comenta o secretário.
Durante os três dias de atividades os participantes terão momento e espaço dedicados para compartilhar e ampliar suas redes de influência e de contatos. As mesas temáticas do EDS 2010 terão o papel de propiciar este ambiente corporativo, informal para que se despertem as ações em prol da sustentabilidade.
O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel, comenta que o assunto sustentabilidade está diretamente ligado à educação, portanto, define o evento como um espaço adequado para a troca de experiências.
“Temos o desafio de criar um enquadramento e alinharmos todas as instituições de ensino para que possamos juntos com a comunidade e outras entidades buscar boas práticas que resultem o bem”, destacou Akel.
A Conferência visa facilitar a troca de experiências de participantes nacionais e internacionais, e de cumprir suas missões. O objetivo primordial da “Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável” é a integração dos valores inerentes ao processo de desenvolvimento sustentável em todos os aspectos da aprendizagem com o intuito de encorajar mudanças de comportamento que permitam o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável.
Na avaliação do presidente da FIEP, Rodrigo Rocha Loures, o encontro significa uma plataforma para o desenvolvimento das redes sociais pela educação humana. “A FIEP está sempre de portas abertas para apoiar iniciativas que promovam o bem-estar, social e ecológico. E com parceria firmada com o Governo do Estado e outras instituições é possível que a sustentabilidade transcenda o técnico, econômico e social”, afirma.
No primeiro dia do evento, após a solenidade de abertura, foi ministrada uma palestra magna pelo professor e ambientalista mexicano, Enrique Leff Zimmerman, com o tema: O desafio de ensinar sustentabilidade no Século XXI. O especialista destacou que as atuais catástrofes ambientais assistidas nos últimos tempos estão aliadas à falta de conhecimento e também esquecimentos de aspectos fundamentais que perderam-se no decorrer da vida de cada cidadão.
“Atualmente passamos por uma crise da falta de conhecimento. É preciso atuar e principalmente refletir para conseguirmos as mudanças necessárias com ações efetivas e sustentáveis”, declarou.
MOSTRA – Ainda no primeiro dia do encontro, na parte da tarde, a Secretaria estadual do Meio Ambiente irá mostrar os resultados alcançados durante um programa que por meio da educação e cultura busca a conservação: o Programa Nacional de Capacitação de Gestores Municipais Ambientais (PNC-PR).
O PNC tem sido uma estratégia do Governo Estadual para sensibilizar e formar gestores públicos a buscar uma gestão ambiental integrada entre órgãos estaduais, prefeituras, organizações não-governamentais e movimentos populares. Mais de 1,6 mil gestores dos 399 municípios do Estado foram capacitados em 2009 no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, município de Pinhão.

GALERIA DE IMAGENS