Sanepar e Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos ofereceram assistência técnica ao Paraguai, nos setores de saneamento básico e inclusão digital. Nesta quinta-feira (30) e sexta-feira (31), em Foz do Iguaçu, prefeitos, vereadores, técnicos e representantes de 10 municípios das províncias paraguaias de Alto Paraná e Canindeiu discutiram a formação de convênios para parcerias e ações em conjunto, para a troca de tecnologia na captação e tratamento de água, coleta e disposição final de esgoto doméstico, resíduos sólidos e inclusão digital.
A Sanepar mostrou aos paraguaios, como o Paraná atua em sua política de levar água tratada para 100% da população urbana, ou mais de 8,5 milhões de pessoas, e coletar e tratar esgoto, atendendo, em média, 56% dos paranaenses. A missão paraguaia conheceu os programas desenvolvidos pela empresa, em relação à tecnologia adotada nos sistemas de água e esgoto, às técnicas usadas no tratamento e à tarifa social. Também a Celepar mostrou os programas na área da informática e sistemas de informação.
Estima-se que cerca de 400 mil brasileiros e descendentes vivem nas províncias que fazem fronteira com o Paraná, dedicando-se especialmente à agricultura familiar. “Cumprindo determinação do governador Roberto Requião, a Sanepar vai prestar auxílio técnico para que o saneamento básico avance no Paraguai, beneficiando não apenas os brasiguaios, mas todos os que vivem naquele país”, explica o presidente da companhia, Stênio Jacob.
Jairo Collier, cônsul-geral-adjunto do Brasil no Paraguai, mediou o encontro. “Os representantes dos municípios paraguaios mostraram muito interesse em desenvolver ações conjuntas, que melhorem as condições sanitárias e promovam a inclusão social nas províncias que fazem divisa com o Paraná. Foram tratadas questões pontuais a curto e médio prazo em diversas áreas de atuação”, explicou.
Os acordos de cooperação que poderão ser firmados estão em áreas de ensino à distância, inclusão digital, meio ambiente, saúde e saneamento. “Será um programa piloto que poderá ser estendido a todas as províncias paraguaias”, disse Collier.
PROGRAMAS – Essas reuniões também integram o programa Paraná em Ação, a feira de serviços gratuitos promovida pelo Governo do Paraná, coordenada pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, com apoio das prefeituras e associações de municípios. Também são parceiros o governo federal, Poder Judiciário, entidades de classe, federações, universidades, iniciativa privada e voluntários. O programa visa, sobretudo, oferecer às comunidades pobres serviços gratuitos que promovam cidadania e inclusão social.
Governo oferece assistência técnica em saneamento e inclusão digital ao Paraguai
Representantes de 10 municípios que fazem fronteira com o Brasil discutiram parcerias, em Foz do Iguaçu
Publicação
31/10/2008 - 16:40
31/10/2008 - 16:40
Editoria