Governo moderniza gestão dos servidores com novo sistema de informática

A ferramenta Meta 4, que vem sendo aplicada gradativamente e que foi tema de curso desenvolvido nesta semana, possibilita a obtenção rápida e mais detalhada dos chamados relatórios gerenciais
14/07/2006 - 17:05
A Secretaria da Administração e a Celepar estão implantando, nos últimos quatro anos, o Sistema Integrado de Informática, que torna mais moderna a gestão de dados do funcionalismo público estadual. Nesta semana, 60 servidores das unidades de recursos humanos do governo passaram por treinamento para dominar os conceitos, as formas de operação e as facilidades oferecidas pelo Meta 4, uma ferramenta do novo sistema. De acordo com os técnicos do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria da Administração, o novo sistema não se restringe ao processamento de folha de pagamento. A ferramenta Meta 4 possibilita a manutenção de um banco de dados mais amplo, que reúne num único espaço virtual todas as informações da vida funcional dos servidores – ingresso no serviço público, desenvolvimento na carreira e aposentadoria. Essa amplitude de informações contidas num só sistema facilita o acompanhamento de cada quadro do funcionalismo – número de integrantes, remunerações total e média, benefícios, vantagens, perfil dos componentes, entre outros itens. Com a unificação dos dados num único sistema de informática, a obtenção dos chamados relatórios gerenciais (estatísticas, comparativos) é mais rápida, e eles são mais detalhados. Além disso, o novo sistema permite um maior leque de opções de informações e cruzamento dessas informações para a geração desses relatórios. Todas essas vantagens ajudam na tomada de decisões mais adequadas e eficazes à realidade do Estado. Implantação - Atualmente, o sistema está sendo implantado no gerenciamento do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE), antigo quadro geral. O Quadro Próprio reúne 29 mil servidores da ativa – é o segundo maior quadro, ficando atrás apenas do Quadro Próprio do Magistério (QPM). Do início de 2003 até o momento já foram migrados para o novo sistema dados dos quadros das polícias Civil e Militar (em torno de 21,1 mil policiais da ativa), do Iapar (800), dos advogados (157), procuradores (156) e dos regimes especiais (celetistas, terceirizados e temporários, 15 mil). O Quadro dos Auditores Fiscais da Receita Estadual (1,1 mil) teve a mudança para o novo sistema feita em outubro de 2002.