Quem vive no Paraná pode contribuir com a administração pública estadual fazendo reclamações, solicitações, sugestões, denúncias ou elogios a assuntos referentes à prestação de serviços públicos. O Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria-Geral, oferece várias opções de contato com o Poder Executivo (secretarias, autarquias, empresas públicas e órgãos de regime especial, entre outros), com o objetivo de ouvir, esclarecer e solucionar as questões levantadas pela população.
Um dos meios mais utilizados é o telefone de contato com a Ouvidoria (0800-411113). Por meio deste número, a população pode fazer as suas solicitações, que, depois de analisadas, são encaminhadas para os órgãos responsáveis, para que estes façam a averiguação do caso e dêem uma resposta para o cidadão. Ao todo, seis pessoas atendem permanentemente as ligações. O serviço funciona das 8h30 às 19h. Os interessados podem, também, mandar fax, carta ou ir pessoalmente à sede do órgão, no mesmo horário do atendimento telefônico.
Outro canal de comunicação é a internet. Entrando no portal do Estado www.pr.gov.br e clicando nos ícones “Fale com o Governo” e “Ouvidor”, também é possível fazer solicitações e registrar sugestões e elogios. O procedimento é o mesmo do atendimento por telefone: as mensagens são enviadas aos órgãos devidos e as pessoas recebem a resposta por parte deles.
Retorno – O gerente de atendimento, Walter Gonçalves, explica que é responsabilidade da Ouvidoria verificar se a pessoa recebeu um retorno por parte dos órgãos públicos e se a resposta foi satisfatória. Ele conta que algumas respostas são dadas na hora, pelas próprias atendentes. Quando isso não é possível, as pessoas recebem instruções de como se comunicar com o órgão competente.
O tempo médio para o envio da resposta – seja qual for a forma de contato – é de 15 dias, dependendo da complexidade do caso. Gonçalves esclarece que a Ouvidoria não é um órgão “repassador” de mensagens ou um “call center”. “A Ouvidoria faz a análise do caso de uma maneira mais aprofundada; examina a questão sob um aspecto mais amplo”, explica.
Números – No mês de julho, a Ouvidoria recebeu cerca de 1.400 solicitações. Destas, 85% foram feitas por telefone e as outras 15% foram realizadas via carta, portal na internet, e-mail ou pessoalmente.
Do total de solicitações, 322 geraram procedimentos. Ou seja, foram encaminhadas para os órgãos e departamentos responsáveis por solucionar a questão e responder ao cidadão. Do total de procedimentos, 59% foram originados de solicitações registradas no portal do Governo do Estado, 34% de ligações telefônicas e 3% de atendimentos feitos pessoalmente.
Serviço: Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral. Rua Comendador Araújo, 711, Batel, Curitiba – PR. CEP: 82.420-000. Telefone: 0800-411113. Fax: (41) 233-0029. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19 horas. www.pr.gov.br