Um convênio assinado entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sebrae-PR e Instituto Euvaldo Lodi, nesta segunda-feira (20), vai melhorar o desempenho de dezoito incubadoras tecnológicas situadas no Estado, duas das quais nas universidades públicas de Londrina (Intuel) e de Maringá (Infomar). O convênio prevê o repasse de R$ 1,27 milhão, sendo R$ 150 mil do Fundo Paraná para a Ciência e a Tecnologia.
Durante a assinatura do convênio, realizada no Sebrae-Pr, em Curitiba, o secretário estadual Aldair Rizzi disse que a cooperação entre órgãos públicos, universidades e empresas é fundamental para o crescimento da economia paranaense. “Dentro das incubadoras acontece a inovação tecnológica", disse. Rizzi destacou ainda que o trabalho em rede maximiza recursos e contribui para a formação de uma verdadeira política de ciência e tecnologia.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR, Ágide Meneguette, "as universidades e os institutos de pesquisa podem ajudar a resolver muitos dos gargalos tecnológicos que impedem o desenvolvimento da pequena e média empresa paranaense". Ele citou como exemplo de parceria universidade-empresa um coletor de dados recentemente desenvolvido na incubadora tecnológica instalada na UEM, atendendo assim a uma demanda da região. "Professores e estudantes da área de informática tiveram um papel fundamental nesse caso", disse Meneguette.
Existem atualmente no país, de acordo com dados do Sebrae, 2.114 empresas incubadas, em 283 incubadoras. No Paraná, as unidades de incubação somam 24. A Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), que teve o projeto "Inovação, Meio Ambiente e Tecnologias Sociais – Formação de Empresas Inovadoras com Responsabilidade Sócio Ambiental" aprovado na chamada de projetos do Sebrae-PR, é outra dessas unidades.
No Paraná, ainda segundo o Sebrae, 49,4% das micro e pequenas empresas encerram as atividades com até dois anos de existência e 59,9% não sobrevivem além dos quatro anos.
Governo libera recursos para incubadoras tecnológicas
Parceria entre governo, universidades e Sebrae incentiva o aprimoramento de projetos em todo o Estado
Publicação
20/12/2004 - 00:00
20/12/2004 - 00:00
Editoria