O vice-governador Orlando Pessuti e o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Rafael Greca, estiveram reunidos nesta quinta-feira (19) com prefeitos e representantes de 150 municípios das regiões Oeste e Sudoeste para discutir a implantação do programa habitacional do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida. O encontro foi realizado na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amunop), em Cascavel, com a presença do gerente-geral da Caixa Econômica, Neivo Angnes.
Pessuti reafirmou o compromisso do Estado em apoiar o programa Minha Casa Minha Vida. “O que queremos é viabilizar o maior número de casas o mais rápido possível junto às prefeituras. Essa é uma reunião de trabalho na qual vamos, através da Cohapar, encaminhar e elaborar os projetos, orientar e realizar o acompanhamento técnico e tudo o que se fizer necessário. O que interessa ao Governo do Paraná e à Cohapar é construir casas para as famílias paranaenses”.
Rafael Greca mostrou aos prefeitos como a Companhia vem contribuindo para tornar viável a implantação do programa no Paraná, onde 5.612 lotes já foram doados para a construção de casas. “Já fizemos isso em 76 municípios e fizemos de uma forma ágil e menos burocrática. A partir da assinatura do contrato, as prefeituras podem dar início ao processo de licitação e iniciar a obra, já que ao repassar as áreas ao programa o fazemos com todo o projeto urbanístico e arquitetônico e a documentação de cartório”.
Para o vice-presidente da Amunop, Aparecido José Willer Júnior, prefeito de Jesuítas, o encontro foi positivo. “O vice-governador e o presidente da Cohapar vieram dar uma resposta às reivindicações dos prefeitos da nossa região. Nós fomos excluídos do programa, num primeiro momento, porque o Minha Casa só contemplava municípios acima de 50 mil habitantes. Mas graças ao empenho do governo acabamos sendo beneficiados e a Cohapar, mais uma vez, foi atrás e nos ajudou a realizar esse sonho, que também é nosso, e hoje estamos podendo comemorar”.
Pela proposta do Governo do Paraná, a Cohapar vai colocar à disposição da Caixa Econômica Federal os terrenos da Companhia para viabilizar a construção de casas nas cidades das duas regiões. “As áreas já estão cartorialmente definidas e, através de contratos, serão repassadas ao programa para que as prefeituras possam realizar as licitações e iniciar as obras”, disse o presidente da Cohapar.
De acordo com Greca, o importante é que o povo se livre do aluguel. “Somos parceiros da Caixa para construir o maior número de casas possível, com o menor custo possível. É para isso que estou trabalhando”, disse. “Hoje temos um estoque para 29 mil lotes para serem incluídos no programa, e para aqueles que o governo federal disponibilizar dinheiro para erguer casas”, afirmou.
O gerente da Caixa de Cascavel disse que o encontro trouxe uma conquista aos prefeitos que precisam minimizar o problema habitacional em seus municípios. “Vamos aproveitar os terrenos para atender a uma população que precisa desses subsídios para viabilizar a casa própria. O saldo desse encontro vamos concretizar dentro de poucos dias, quando teremos as obras em andamento”, observou Neivo.
Governo leva Minha Casa Minha Vida para o Oeste e Sudoeste do Paraná
A Cohapar vai colocar à disposição da Caixa Econômica Federal os terrenos da Companhia para viabilizar a construção de casas nas cidades das duas regiões
Publicação
19/11/2009 - 17:40
19/11/2009 - 17:40
Editoria