Governo lança programa para atualizar cadastro de servidores

23/12/2008 - 18:17
No decorrer de 2009, o Governo do Paraná vai atualizar o cadastro funcional de todos os servidores públicos estaduais da ativa, aposentados e pensionistas. Trata-se do Programa de Atualização Cadastral Permanente de Recursos Humanos (PAC-RH), anunciado nesta terça-feira (23) pela secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon, e pelo presidente da ParanaPrevidência, Munir Karam, em entrevista coletiva concedida no Palácio das Araucárias, em Curitiba. O programa passa a ser implantado no dia 19 de janeiro, quando se inicia o prazo para que tanto os servidores da ativa como os aposentados e pensionistas comecem a providenciar a atualização de seus dados. Todos os procedimentos necessários foram planejados para se evitar qualquer tipo de transtorno aos funcionários, sobretudo aos aposentados e pensionistas, ressaltaram Maria Marta e Munir Karam. Nas últimas semanas, cerca de 400 técnicos de recursos humanos, em todo o Estado, foram treinados para a implementação do programa. NÚMERO DE SERVIDORES - A atualização cadastral envolve um universo de quase 350 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas, dos três poderes (incluindo Ministério Público e Tribunal de Contas). “É uma megaoperação”, salientou Munir Karam. “Serão atualizadas informações como número de dependentes do servidor, cursos que ele fez ao longo de sua carreira, enfim, uma série de dados que serão consolidados, integrados, e fundamentais para promoções, políticas de assistência à saúde e de aproveitamento de talentos na administração pública”, exemplificou Maria Marta. O PAC-RH é realizado pela Secretaria da Administração e da Previdência (Seap), pela ParanaPrevidência e pela Celepar. Conta com a parceria da Caixa Econômica Federal. “Colocamos nossas agências à disposição para atender os aposentados e pensionistas, e garantir total tranqüilidade aos servidores”, assinalou o superintendente regional do banco, Arielson Bitencourt, que participou da entrevista coletiva. BOX Confira mais detalhes do programa de atualização cadastral do funcionalismo · O que é Trata-se de um programa de formação de banco de dados de recursos humanos, a partir, neste momento, da atualização do cadastro dos servidores públicos estaduais da ativa, aposentados e pensionistas. Após a atualização dos dados cadastrais, o programa institui ferramentas que possibilitarão a atualização contínua, permanente. · Todos os servidores devem atualizar o cadastro? Com exceção dos cargos em comissão sem vínculo, dos contratos de regime especial (temporários) e dos funcionários efetivos nomeados em 2008, todos os demais funcionários públicos estaduais deverão atualizar seus dados cadastrais. A atualização dos servidores da ativa está sob responsabilidade da Seap; a atualização dos servidores aposentados e pensionistas, e de todos os outros poderes, a cargo da ParanaPrevidência. · Quando e como será feita a atualização do cadastro por parte dos servidores? A atualização ocorrerá durante todo o ano de 2009. Os servidores da ativa deverão providenciar a atualização no mês do seu aniversário. A atualização será feita pela internet, por meio de “link” no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.pr.gov.br). Os funcionários que não têm acesso ao computador serão auxiliados e assistidos pelos técnicos de recursos humanos dos órgãos do governo. Para os servidores aposentados e pensionistas, a atualização será presencial. O atendimento será feito na ParanaPrevidência, nas agências da Caixa ou ainda por meio de visita agendada. Há um calendário específico, que varia de acordo com a região do Estado e de instituição para instituição. O calendário estará disponível no Portal da ParanaPrevidência (www.paranaprevidencia.pr.gov.br). · Como os servidores serão informados e orientados quanto aos procedimentos necessários? Além da coletiva de lançamento e de explicação do programa, a Seap, a ParanaPrevidência, a Celepar e a Caixa estão providenciando uma série de ações buscando comunicar os funcionários públicos da necessidade de atualização dos cadastros, e fornecer as orientações e tirar as dúvidas que surgirem. Mensagens no contracheque, correio eletrônico, distribuição de material informativo impresso, publicação de material jornalístico na Agência Estadual de Notícias (www.agenciadenoticias.pr.gov.br) e no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.pr.gov.br) e os treinamentos do pessoal de RH são algumas dessas medidas.