Governo lança pós-graduação em Gestão Hospitalar para servidores

Servidores públicos estaduais do Quadro Próprio do Poder Executivo e do Quadro das Instituições de Ensino Superior formam o público alvo do curso que a Escola de Governo do Paraná lança neste mês
07/05/2009 - 11:30
Servidores públicos estaduais do Quadro Próprio do Poder Executivo e do Quadro das Instituições de Ensino Superior formam o público alvo de um curso de pós-graduação – especialização em Gestão Hospitalar - que a Escola de Governo do Paraná, da Secretaria da Administração e da Previdência, lança neste mês. As inscrições já estão abertas e se encerram no dia 29. As aulas ocorrerão na Universidade Estadual de Londrina (UEL), às sextas-feiras e sábados, e estão marcadas para começar em 10 de julho. O curso é promovido em parceria com a própria UEL, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Secretaria de Estado da Saúde. A especialização busca formar um corpo de funcionários públicos de carreira capacitados para atuar na nova rede de saúde que o Governo do Estado está implantando em todo o Paraná. Entre unidades construídas, ampliadas e reformadas são três dezenas de novos hospitais, além de 300 centros de atenção à mulher, entre outros investimentos. O curso terá disciplinas que vão tratar desde a estrutura de governo e de gestão pública estadual até questões mais específicas de administração de uma unidade de saúde. Modelos de gestão hospitalar, gestão financeira, orçamentária e patrimonial, gerenciamento da cadeia de abastecimento e de serviços de uma unidade hospitalar, comportamento organizacional e ética hospitalar estão entre os pontos previstos no conteúdo programático da especialização. COMO PROCEDER - Estão sendo oferecidas 40 vagas. O curso é gratuito. As inscrições devem ser iniciadas pela internet, pelo portal da Escola de Governo (www.escoladegoverno.pr.gov.br), no ícone “Pós-graduação – inscrições”. O servidor preenche um formulário e providencia a documentação exigida. Com o formulário e os documentos em mãos, o funcionário deverá se dirigir ao Hospital Universitário de Londrina, na divisão de Educação e Treinamento. Além de pertencer ou ao Quadro Próprio do Poder Executivo ou ao Quadro das Instituições de Ensino Superior, para se candidatar a uma das vagas o servidor deve estar há pelo menos três anos atuando em uma das seguintes instituições: unidades de saúde da 17ª Regional da Secretaria de Estado da Saúde e hospitais da Zona Norte, Zona Sul e Universitário, todos de Londrina. A especialização em Gestão Pública é mais um curso de pós-graduação, gratuito, oferecido desde 2005 pela Escola de Governo em conjunto com as universidades públicas do Paraná (tanto a Federal como as estaduais). Formulação e Gestão de Políticas Públicas, Gestão de Pessoas e Gestão em Defesa Agropecuária são outros cursos já finalizados ou com turmas em andamento. A Escola de Governo é vinculada ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência e foi criada na atual gestão, em outubro de 2004.