O secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, lança nesta quinta-feira (02) o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Compra Direta da Agricultura Familiar para 65 municípios que fazem parte das regionais de Paranavaí, Maringá e Londrina.
São quatro eventos durante o dia, que acontecem nas cidades de Paranavaí e Santa Isabel do Ivaí, da região de Paranavaí, em Mandaguaçu (regional de Maringá), e Ibiporã (região de Londrina).
Os encontros foram organizados pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, em parceria com os escritórios regionais de cada região. Os eventos contam com a presença de prefeitos e vice-prefeitos, secretários municipais, agricultores, representantes das entidades executoras e das entidades beneficiárias.
Nelson Garcia assina os convênios de parceria que contribuirão na gestão municipal do programa junto com as entidades beneficiadas e representantes dos municípios. Os investimentos para a compra de alimentos dos agricultores cadastrados nos locais totalizam R$ 3,45 milhões. Em todo o Paraná o valor chega a R$ 15 milhões.
De acordo com o coordenador estadual do programa, José Roberto dos Santos Júnior, o objetivo é divulgar a importância do Compra Direta para os municípios beneficiados e incentivar a participação de todos nas políticas de Segurança Alimentar e Nutricional.
Para Garcia, o Compra Direta é um programa completo, pois beneficia os produtores que fornecem o alimento e os consumidores que o recebem. “O Compra Direta valoriza o direito básico a uma alimentação adequada. É um programa que tem como meta a dedicação ao agricultor e a sociedade”, disse o secretário.
Compra Direta – O programa tem como objetivo complementar a alimentação preparada e ofertada em instituições sociais para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e de insegurança alimentar e nutricional. Além disso, fortalece a agricultura familiar, por meio da geração de renda, e promove o desenvolvimento local por meio do escoamento da produção no próprio município.
O Compra Direta é um dos principais programas vinculado à política de Segurança Alimentar e Nutricional, desenvolvido no Paraná pela Secretaria Estadual do Trabalho e órgãos federais que firmam parcerias com o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário).
Governo lança o Compra Direta em mais três regiões do Estado
O lançamento do programa de aquisição de alimentos acontece nesta quinta-feira (02), nas regiões de Paranavaí, Maringá e Londrina.
Publicação
02/07/2009 - 11:00
02/07/2009 - 11:00
Editoria