O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Luiz Eduardo Cheida lançou nesta terça-feira (22), Dia Mundial da Água, a coleção “Bacias Hidrográficas do Paraná, Uma Série Histórica”. O material será composto por 11 mapas com peridiocidade mensal, sendo que o primeiro volume da série retrata a situação da bacia do Rio Iguaçu.
“A nossa política no Paraná está voltada para a gestão participativa e descentralizada dos recursos hídricos. Pensando assim, nada mais propício do que lançar esta série no Dia Mundial da Água onde o cidadão poderá conhecer a bacia onde vive e participar do seu gerenciamento”, afirmou o secretário. Segundo ele, o Paraná possui atualmente um dos melhores e mais completos bancos dados hidrológicos do Brasil.
A série apresenta dados sobre a qualidade da água nos rios e reservatórios do Estado que nunca foram divulgados publicamente. Os dados foram interpretados e publicados em forma de texto.
O monitoramento sobre a vazão dos rios é realizado em 700 pontos do Estado pela Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa). O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) realiza o monitoramento qualitativo nos rios e reservatórios no Estado. Só na bacia do Rio Iguaçu são 68 pontos avaliados na Região Metropolitana de Curitiba e 28 no Interior.
Além dos dados sobre a qualidade da água nas bacias, a coleção de mapas ainda deverá mostrar como está o uso e ocupação do solo em cada bacia hidrográfica do Estado e como deve ser feita a utilização racional dos recursos hídricos.
A Secretaria vai distribuir o material para todas as escolas estaduais do Paraná, bibliotecas públicas e Instituições. A série também poderá ser acessada no site www.pr.gov.br/sema.
“Com os 11 mapas publicados a Secretaria deverá compilar o material em CD-ROOM”, afirmou a coordenadora de Recursos Hídricos da secretaria, Tânia Gras de Miranda.
Calendário Ambiental - Além do material sobre as bacias hidrográficas, o secretário Cheida e o presidente do IAP, Rasca Rodrigues, lançaram o “Calendário Ambiental do Jovem Cidadão”, para alunos de escolas municipais e estaduais, em São José dos Pinhais. O evento aconteceu no “Dique de Contenção de Cheias do Rio Iguaçu”. “O objetivo do calendário interativo é promover a conscientização ambiental entre os estudantes”, disse o presidente do IAP, Rasca Rodrigues.
Os alunos encontrarão informações sobre meio ambiente e também curiosidades relacionadas à conservação da natureza, como o volume de água utilizado em um banho de 15 minutos, e dicas relacionadas à preservação dos bens naturais, como redução do consumo de energia.
Ao final de cada mês foram publicados quadros de acompanhamento, onde os estudantes poderão anotar dados como consumo de água, energia e quantidade de lixo produzido para depois analisar em sala de aula e buscar soluções para os desperdícios.
O calendário foi produzido pelo Programa de Proteção à Floresta Atlântica (Pró-Atlântica) - da Secretaria do Meio Ambiente, através do IAP. Durante o lançamento o secretário Cheida entregou ainda um viveiro para a Prefeitura de São José que está aderindo ao Programa de Mata Ciliar.