O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Luiz Eduardo Cheida anunciou no final da tarde da última sexta-feira (22), em Londrina que o Programa Mata Ciliar já garantiu em apenas quatro dias o plantio de 4,6 milhões de árvores.
“Faltando dois dias ainda para o término do prazo para plantarmos cinco milhões de árvores os nossos escritórios regionais da Secretaria do Meio Ambiente, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Emater já anunciaram estes resultados surpreendentes alcançados”, disse Cheida. Segundo ele, se houvessem 10 milhões de mudas à disposição nos viveiros, elas teriam sido plantadas pelos municípios.
A contabilidade das mudas partiu dos escritórios regionais de Londrina, Guarapuava, Curitiba, Maringá, Ponta Grossa, Francisco Beltrão e Toledo. Todos os 399 municípios do estado estão participando do plantio simultaneamente.
A meta estipulada foi de plantar cinco milhões de árvores entre os dias 19 a 25 de setembro como parte das comemorações da Semana da Árvore pelo Programa Mata Ciliar. O Programa prevê o plantio de 90 milhões de árvores até o próximo ano nas margens dos rios, mananciais de abastecimento público e reservatório de usinas hidrelétricas.
Plantio - Ainda em Londrina o secretário Cheida participou do início do plantio de 50 mil mudas às margens do Córrego dos Apertados na propriedade rural de Toshio Okubo, associado da Cooperativa Integrada. Esta Cooperativa assinou, em abril, convênio com o Programa e já capacitou 100 engenheiros agrônomos que estão orientando os cinco mil agricultores cooperados sobre o plantio da mata ciliar.
“Este tipo de iniciativa do governo é muito válida porque antes eu apenas pensava em fazer a mata ciliar e hoje eu já estou prevendo o plantio inicial de cinco mil mudas”, disse o agricultor Toshio Okubo.
Durante o evento foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria do Meio Ambiente e a Cooperativa Corol para execução do Programa Mata Ciliar. Com isso, os 7,5 mil associados da cooperativa passarão a recompor as matas ciliares em suas propriedades.
Mata dos Godoy – Após o plantio o secretário inaugurou o Centro de Visitantes com 154 metros quadrados e entregou equipamentos para o Parque Estadual Mata dos Godoy. Foram investidos R$ 360 mil na construção do Centro e compra de dois veículos, um trator, carreta tanque para combate a incêndios, grade aradora, roçadeira, equipamentos audiovisuais e fotográficos, mobiliário e eletrodomésticos. Também foram entregues 220 fitas de vídeo do Programa Mata Ciliar para escolas da rede estadual e de catequeses existentes em todos os bairros da cidade.
“Quando assumimos o governo apenas 17 dos 63 Parques estaduais estavam abertos para visitação. Hoje são 25 e estamos criando outros seis parques e ampliando a área de oito”, comparou o secretário Cheida.
O Parque Estadual Mata dos Godoy possui 690 hectares em áreas remanescentes de florestas da região norte do Estado e foi criado em 1989, estando localizado a apenas 18 quilômetros de Londrina.
O parque recebe cerca de 10 mil visitantes por ano e já conta com oito voluntários cadastrados no Programa de voluntariado nos Parques (VOU).
“Escolhemos a Semana da Árvore para a inauguração das obras com o intuito de mostrar que é possível reverter o trabalho de degradação em prol da biodiversidade do Paraná”, disse o chefe do departamento de Unidades de Conservação do IAP, Marcos Antonio Pinto. Ele também afirmou que todos os córregos e rios existentes no entorno do Parque estão tendo as suas matas ciliares recuperadas.
Somente este ano Cheida já entregou equipamentos e Centros de Visitantes dos Parques Estaduais Mata São Francisco, em Cornélio Procópio e Londrina, faltando ainda inaugurar as obras do Parque Estadual Rio da Onça, em Matinhos, e Reserva Biológica São Camilo, em Palotina.
Agenda de sábado
Neste sábado (24), às 9 horas, o secretário Luiz Eduardo Cheida faz plantio de mudas no Córrego Quati dentro da empresa Bratac. Este plantio contará com a presença de 70 alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Albino Feijó.
Às 10 horas, no Calçadão, o secretário visita a Maquete Viva do Programa Estadual de Mata Ciliar e Maquete Técnica da Cooperativa Integrada.
Às 14h30m, em Rolândia, Cheida acompanha o plantio de 800 mudas no Córrego Marubu, cerimônia que encerra as atividades da Semana da Árvore e marca o início do Projeto de Revitalização do Ribeirão Cafezal, um dos mananciais que abastece a população de Londrina, considerado um dos mais importantes do Estado.
Durante 30 anos, o Marabu sofreu com a ocupação de suas margens. Cerca de 200 famílias viviam no local. A retirada delas foi feita pela prefeitura de Rolândia desde março passado.
O plantio, com apoio das empresas Vidrolândia e Temperlândia, será realizado na Av. Presidente Vargas, 3863, saída para Arapongas.
Participaram das atividades da agenda integrada entidades como Arquidiocese de Londrina, diretorias das Cooperativas Integrada e Corol, Sanepar, Emater, IAP, Núcleo Regional da SEAB, diretores e professores do Núcleo Regional de Ensino, Sema/Prefeitura de Londrina, Vidrolândia e Temperlândia, Bratac, Organizações Não-Governamentais, Ong Meio Ambiente Equilibrado, além de autoridades locais, alunos e professores da rede pública, entidades ambientalistas e moradores do município.
Governo já garantiu o plantio de 4,6 milhões de árvores
Números foram apontados pelo secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, em Londrina. Meta é plantar 5 milhões de árvores até este domingo
Publicação
23/09/2005 - 20:30
23/09/2005 - 20:30
Editoria