Governo investe no atendimento a crianças e adolescentes da região de Guarapuava

27/05/2010 - 16:20
Representantes de entidades, profissionais e gestores municipais que trabalham com crianças e adolescentes, além de conselheiros tutelares e de direitos da região de Guarapuava se reuniram nesta quinta-feira (27), com a secretária da Criança e da Juventude, Thelma Alves de Oliveira, durante o Programa de Descentralização do Governo, em Guarapuava. Thelma apresentou os programas da Secretaria e fez um balanço das ações e investimentos na região.
Nos últimos cinco anos, o Governo do Estado investiu R$ 15 milhões em programas voltados ao público infanto-juvenil na Região Centro-Sul do Estado. No total, foram formalizados 211 convênios com prefeituras e entidades sociais durante o período.
O financiamento dos programas é realizado através de convênios celebrados entre instituições municipais e a Secretaria. Os recursos são oriundos do Tesouro do Estado através Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA-PR), deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR).
São diversos programas voltados à população infanto-juvenil, entre eles o Programa Crescer em Família, de acolhimento institucional e familiar de crianças e adolescentes; e o Programa Liberdade Cidadã, voltado à execução de medidas socioeducativas de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade. A Secretaria também atua no atendimento a vítimas de violências, tratamentos para dependentes químicos e apoios às famílias.
Através desses programas, prefeituras e entidades sociais recebem orientações técnicas e apoio financeiro para a estruturação e execução das atividades. A Secretaria faz o acompanhamento dos projetos conveniados através de suas equipes regionalizadas, formadas por profissionais capacitados para orientar e avaliar as atividades desenvolvidas.
ATENDIMENTO – A região conta com um Centro de Socioeducação em Laranjeiras do Sul, que atende a até 70 adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória.
Através do programa Projovem Urbano, que está implantado em Guarapuava, jovens, entre 18 e 29 anos, que não concluíram o ensino fundamental, têm a oportunidade de terminar os estudos, participar de atividades de desenvolvimento da cidadania e se qualificar para o mercado de trabalho. Em outubro de 2010, 175 jovens irão se formar pelo programa.