Depois de anos, o governo do Paraná retomou, a partir de 2003, a realização de concursos públicos para substituir e ampliar o quadro de pessoal e, assim, garantir uma prestação de serviços de melhor qualidade à população.
Com os quatros processos seletivos que foram abertos nos últimos dias, o governo do Paraná consolida o investimento na contratação de pessoal para a gestão da administração pública.
“O governo tem trabalhado, dentro de suas possibilidades, para renovar quadros, fortalecendo as estruturas permanentes, em funções típicas e indispensáveis ao Estado”, destaca a secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon.
Prioridades - As áreas de educação e saúde e o sistema penitenciário foram prioridades. Logo em 2003, por exemplo, abriu-se concurso para a contratação de 16.621 professores, para 11 disciplinas (98% dos aprovados já foram nomeados).
Em janeiro do ano seguinte, foram lançados processos seletivos para contratar 1.213 agente penitenciários e 450 servidores para a área de saúde, para as mais variadas funções: desde médico até motoristas e telefonistas.
O concurso para agente penitenciário está em fase final (a segunda turma de candidatos pré-selecionados passa atualmente pelo curso de formação) e o da saúde já teve 250 nomeados.
Mais para a educação - Em outubro de 2004, mais um processo para a contratação de professores: 9.943 vagas, em 12 áreas. Dos aprovados, 5.405 já estão em sala de aula.
Agora, além de continuar investindo no quadro da educação, o governo vai reforçar o corpo de funcionários da Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Estão abertas desde o dia 27 de maio, e vão até 19 de junho, as inscrições para 8.503 vagas em escolas (7.629 de técnico administrativo e 874 de agente de execução) e 535 para o Detran (técnicos administrativos).
E, no último dia 2, começaram as inscrições para 33 vagas para profissionais de ensino superior, também para o Detran e para o Ipardes. Neste caso, o prazo também é 19 de junho.
Serviço: Inscrições e informações sobre os concursos em andamento estão no site www.cops.uel.br. O telefone para contato é o (43) 3371-4740.
Box:
Vagas abertas equivalem a um terço do quadro de pessoal
Desde janeiro de 2003, a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap) abriu oito concursos públicos (incluindo os quatro lançados nos últimos dias) . São 36.838 vagas, o equivalente a mais de um terço (33,5%) dos cerca de 110 mil servidores da ativa.
A Seap coordena os processos seletivos do Poder Executivo, exceto os abertos pelas policias civil e militar, estatais, universidades e faculdades, e instituições que têm receita própria (como a autarquia que administra os portos de Paranaguá e Antonina).
Dotar o poder público de pessoal em número suficiente e capacitado para a gestão do Estado é uma das metas prioritárias do atual governo, salienta a secretária Maria Marta Lunardon.
“O próximo passo será o de definir com a equipe de governo e o governador o suprimento de alguns técnicos e funcionários para as chamadas ‘secretarias-meio’ (Administração, Planejamento e Fazenda) e demais órgãos”, adianta Maria Marta.
Governo investe na gestão pública com a realização de concursos
Estado retoma contratações de pessoal para melhor oferecer serviços à população. Quatros processos seletivos que foram abertos nos últimos dias
Publicação
04/06/2005 - 06:00
04/06/2005 - 06:00
Editoria