Em pouco mais de sete anos, o Governo do Paraná investiu mais de R$ 1,5 bilhão nas estradas paranaenses e praticamente reconstruiu a malha rodoviária do Estado. Os recursos foram aplicados em obras de recuperação, restauração e duplicação em 8,1 mil quilômetros de vias pavimentadas e não-pavimentadas. Foi o maior programa de investimentos na área nos últimos 25 anos.
Os dados rebatem a afirmação de que houve descuido do Estado do Paraná na área, como disse o coordenador do curso de Economia da Unifae, Gilmar Mendes Lourenço, ao jornal Gazeta do Povo. De acordo com Gilmar, houve descuido que gerou “flagrante debilidade da malha rodoviária” conforme publicado na edição do domingo (28).
Segundo o DER, debilidade ocorreu entre 1998 e 2002, quando as estradas do Paraná entraram em um processo de degradação por falta de investimentos, que culminou, em 2003, com 40% de todas as rodovias pavimentadas – cerca de 4 mil quilômetros – em situação ruim ou péssima. Era a pior situação da história da malha rodoviária paranaense.
Os investimentos iniciados em 2003 paralisaram e reverteram este processo de degradação. Hoje, o índice de rodovias ruins ou péssimas não chega a 10%, nível comparável com o das principais economias do mundo. A malha rodoviária do Paraná foi destaque em publicações nacionais – no Anuário de Infraestrutura da revista Exame e no Guia Rodoviário Quatro Rodas – como a segunda melhor do País, atrás apenas de São Paulo.
OBRAS – Em relação à falta de obras rodoviárias, também criticada pelo economista ao jornal, percebe-se o desconhecimento do entrevistado e do periódico em relação às diversas melhorias realizadas nas estradas paranaenses.
O Governo do Paraná reivindicou e assumiu a duplicação da BR-467, entre Cascavel e Toledo. Foram aplicados cerca de R$ 80 milhões na transformação de uma via de pista simples para uma avenida duplicada e articulada com as ruas das cidades. Foram construídos oito viadutos, sendo seis em Cascavel e dois em Toledo.
Outra importante obra foi a pavimentação dos 31 quilômetros entre Cerro Azul e Rio Branco do Sul. O asfalto acabou com o isolamento de boa parte da população do Vale do Ribeira, valorizou as terras e facilitou o transporte da safra de cítricos.
O Governo também iniciou o asfaltamento da Estrada do Cerne. A antiga ligação de Curitiba com o Norte do Estado está sendo pavimentada em duas frentes, uma saindo da Região Metropolitana de Curitiba e outra, em Castro.
Em Curitiba foi concluído o Contorno Norte. A obra, que se arrastava há cerca de duas décadas, foi finalizada pelo Governo do Paraná com investimentos de R$ 10 milhões. A rodovia retirou cerca de 10 mil veículos que transitavam todos os dias pelas ruas da Capital.
Londrina e Maringá também tiveram pleitos históricos encerrados. Em Londrina foi duplicada a avenida Carlos João Strass. A via é a principal ligação entre a Zona Norte e o Centro da cidade. Com investimentos de R$ 11,2 milhões, foram construídas três passarelas, ciclovias, calçadas e um viaduto sobre a linha da Rede Ferroviária.
Já na região de Maringá, foi duplicado o trecho da PR-323, no perímetro urbano de Paiçandu. A obra retirou 20 lombadas que causavam engarrafamentos diários na chegada da cidade canção. Também foram construídos três viadutos.
O Paraná ganhou uma nova ligação com Santa Catarina. Reivindicação de 30 anos da região Sul, foi pavimentada a rodovia que liga São Mateus do Sul ao município catarinense de Três Barras do Paraná. E está em fase final de construção uma trincheira no cruzamento da PR-151 com a BR-476, no acesso a São Mateus.
Já para ligar as regiões Central, Sul e Sudoeste, foram pavimentados os 38 quilômetros entre Mangueirinha, Foz do Jordão e Reserva do Iguaçu. A obra, que estava paralisada, foi retomada e concluída com a aplicação de R$ 31,5 milhões.
No Litoral, junto com a recuperação das principais rodovias estaduais, o Governo do Paraná está construindo a avenida Paraná, em Guaratuba. A via vai retirar o tráfego do ferryboat das ruas de Guaratuba. As obras estão em fase final, com investimentos de R$ 8,5 milhões.
Ainda tiveram as obras de construção do Contorno de Franciso Beltrão, o novo acesso à ponte de Guaíra, a pavimentação entre Toledo e Quatro Pontes, e outros tantos projetos de melhoria da infraestrutura de todo o Estado.
BOX
Governo pavimentou acesso a cinco municípios
Desde 2003, o Governo investe para acabar com o isolamento dos municípios que ainda não contam com acesso pavimentado. Neste período o asfalto chegou às cidade de Cerro Azul, Ariranha do Ivaí, Boa Ventura de São Roque, Diamante do Sul e Reserva do Iguaçu. Já foram executadas metades das obras na via que chega em Campina do Simão e está em obras o restante do trecho.
Os dados rebatem a afirmação de que houve descuido do Estado do Paraná na área, como disse o coordenador do curso de Economia da Unifae, Gilmar Mendes Lourenço, ao jornal Gazeta do Povo. De acordo com Gilmar, houve descuido que gerou “flagrante debilidade da malha rodoviária” conforme publicado na edição do domingo (28).
Segundo o DER, debilidade ocorreu entre 1998 e 2002, quando as estradas do Paraná entraram em um processo de degradação por falta de investimentos, que culminou, em 2003, com 40% de todas as rodovias pavimentadas – cerca de 4 mil quilômetros – em situação ruim ou péssima. Era a pior situação da história da malha rodoviária paranaense.
Os investimentos iniciados em 2003 paralisaram e reverteram este processo de degradação. Hoje, o índice de rodovias ruins ou péssimas não chega a 10%, nível comparável com o das principais economias do mundo. A malha rodoviária do Paraná foi destaque em publicações nacionais – no Anuário de Infraestrutura da revista Exame e no Guia Rodoviário Quatro Rodas – como a segunda melhor do País, atrás apenas de São Paulo.
OBRAS – Em relação à falta de obras rodoviárias, também criticada pelo economista ao jornal, percebe-se o desconhecimento do entrevistado e do periódico em relação às diversas melhorias realizadas nas estradas paranaenses.
O Governo do Paraná reivindicou e assumiu a duplicação da BR-467, entre Cascavel e Toledo. Foram aplicados cerca de R$ 80 milhões na transformação de uma via de pista simples para uma avenida duplicada e articulada com as ruas das cidades. Foram construídos oito viadutos, sendo seis em Cascavel e dois em Toledo.
Outra importante obra foi a pavimentação dos 31 quilômetros entre Cerro Azul e Rio Branco do Sul. O asfalto acabou com o isolamento de boa parte da população do Vale do Ribeira, valorizou as terras e facilitou o transporte da safra de cítricos.
O Governo também iniciou o asfaltamento da Estrada do Cerne. A antiga ligação de Curitiba com o Norte do Estado está sendo pavimentada em duas frentes, uma saindo da Região Metropolitana de Curitiba e outra, em Castro.
Em Curitiba foi concluído o Contorno Norte. A obra, que se arrastava há cerca de duas décadas, foi finalizada pelo Governo do Paraná com investimentos de R$ 10 milhões. A rodovia retirou cerca de 10 mil veículos que transitavam todos os dias pelas ruas da Capital.
Londrina e Maringá também tiveram pleitos históricos encerrados. Em Londrina foi duplicada a avenida Carlos João Strass. A via é a principal ligação entre a Zona Norte e o Centro da cidade. Com investimentos de R$ 11,2 milhões, foram construídas três passarelas, ciclovias, calçadas e um viaduto sobre a linha da Rede Ferroviária.
Já na região de Maringá, foi duplicado o trecho da PR-323, no perímetro urbano de Paiçandu. A obra retirou 20 lombadas que causavam engarrafamentos diários na chegada da cidade canção. Também foram construídos três viadutos.
O Paraná ganhou uma nova ligação com Santa Catarina. Reivindicação de 30 anos da região Sul, foi pavimentada a rodovia que liga São Mateus do Sul ao município catarinense de Três Barras do Paraná. E está em fase final de construção uma trincheira no cruzamento da PR-151 com a BR-476, no acesso a São Mateus.
Já para ligar as regiões Central, Sul e Sudoeste, foram pavimentados os 38 quilômetros entre Mangueirinha, Foz do Jordão e Reserva do Iguaçu. A obra, que estava paralisada, foi retomada e concluída com a aplicação de R$ 31,5 milhões.
No Litoral, junto com a recuperação das principais rodovias estaduais, o Governo do Paraná está construindo a avenida Paraná, em Guaratuba. A via vai retirar o tráfego do ferryboat das ruas de Guaratuba. As obras estão em fase final, com investimentos de R$ 8,5 milhões.
Ainda tiveram as obras de construção do Contorno de Franciso Beltrão, o novo acesso à ponte de Guaíra, a pavimentação entre Toledo e Quatro Pontes, e outros tantos projetos de melhoria da infraestrutura de todo o Estado.
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Governo pavimentou acesso a cinco municípios
Desde 2003, o Governo investe para acabar com o isolamento dos municípios que ainda não contam com acesso pavimentado. Neste período o asfalto chegou às cidade de Cerro Azul, Ariranha do Ivaí, Boa Ventura de São Roque, Diamante do Sul e Reserva do Iguaçu. Já foram executadas metades das obras na via que chega em Campina do Simão e está em obras o restante do trecho.