O Núcleo Regional de Pato Branco da Secretaria estadual da Agricultura interditou mais de 38 mil quilos e litros de diversas marcas comerciais de agrotóxicos na região. A interdição foi feita por técnicos do Departamento de Fiscalização e Defesa Sanitária (Defis), ao constatarem que as bulas dos produtos apresentavam símbolos de perigo (pictogramas) em proporções inadequadas, com dificuldade de visualização em condições normais e por pessoas comuns, além do pequeno tamanho das fontes de textos utilizadas nos rótulos de embalagens de agrotóxicos de 250 miligramas.
As companhias multinacionais fabricantes de agrotóxicos e a sua associação (Associação Nacional de Defesa Vegetal/Andef) se pronunciaram sobre a questão e acataram as determinações da fiscalização da Secretaria.
Elas pediram o prazo mínimo de 180 dias para adequar os pictogramas das bulas e se comprometem a buscar uma solução para os textos dos rótulos utilizados nas embalagens de 250 mililitros. “Esse prazo para adequação das bulas está previsto na legislação, pois é uma correção que implicará em grandes alterações nas fábricas. O processo de rotulagem interfere nos mecanismos automatizados de cada companhia e é impossível de serem feitas imediatamente”, informou Rudmar Luiz Pereira dos Santos, engenheiro agrônomo do Núcleo Regional de Pato Branco.
O importante, segundo Rudmar, é que as correções estão sendo feitas e beneficiarão todos os agricultores do Paraná e do país. “Trata-se de uma ação paranaense que desencadeou a correção dos pictogramas das bulas dos agrotóxicos para todo o Brasil”, completou.
Segundo o fiscal, essa ação foi importantíssima para os agricultores que usam agrotóxicos, pois a simbologia de perigo empregada tanto nos rótulos como nas bulas é imprescindível à conscientização do bom uso de agrotóxicos. Muitas companhias de agrotóxicos estão com bulas cujos pictogramas não atendem os termos da legislação dos agrotóxicos, que exige textos e símbolos, tanto nos rótulos como nas bulas, facilmente legíveis e claramente visíveis em condições normais e por pessoas comuns.
Governo interdita agrotóxicos na região de Pato Branco
As companhias multinacionais fabricantes de agrotóxicos e a sua associação se pronunciaram sobre a questão e acataram as determinações da fiscalização da Secretaria
Publicação
19/10/2005 - 15:58
19/10/2005 - 15:58
Editoria