Governo integra ações do Cultivando Água Boa +8 em Foz do Iguaçu

Programa é referência mundial e representa contribuição para a política ambiental do Governo do Paraná e para a sustentabilidade do planeta
Publicação
18/11/2010 - 09:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Os resultados alcançados pelo Cultivando Água Boa - programa socioambiental da Itaipu Binacional – foram o destaque da abertura da oitava edição do evento, nesta quinta-feira (17), em Foz do Iguaçu, e que este ano tem como lema “Somos a mudança que queremos no Planeta”. O Cultivando Água Boa é formado por 20 programas e 65 ações ambientais executadas pela Itaipu em 29 municípios localizados na Bacia do Paraná 3.
O governador, Orlando Pessuti, foi representado na abertura oficial do evento pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, que falou sobre a contribuição do Cultivando Água Boa para a política ambiental do Paraná.
“O Programa Cultivando Água Boa é hoje uma referência mundial, representando uma grande contribuição para a política ambiental do Governo do Paraná e para a sustentabilidade do planeta”, disse o secretário do Meio Ambiente Jorge Augusto Callado Afonso. Para ele, o Programa reforça e impulsiona o trabalho desenvolvido em prol da preservação ambiental no estado.
Os programas e ações do Governo do Paraná estão sendo mostrados em um estande da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e suas autarquias (IAP, Instituto das Águas do Paraná e ITCG) na mostra de Práticas Sustentáveis.
Os encontros anuais do Cultivando Água Boa constituem um dos pontos altos da metodologia do programa que evidencia a gestão participativa. São mais de dois mil parceiros, entre associações de moradores, cooperativas, comunidades indígenas, Ongs e entidades governamentais da União, Estado e prefeituras, e atuação nos 29 municípios do Oeste Paranaense que fazem parte da Bacia do Paraná 3.
Para o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, José Machado, o Cultivando Água Boa é o programa mais instigante do país. “Ao mesmo tempo em que impulsiona a economia local, cuida da natureza. Este programa é um exemplo do que deve e pode ser feito em nosso país para a proteção da maior biodiversidade do planeta e da maior fonte disponibilidade de recursos hídricos”, afirmou José Machado.
Entre os resultados obtidos em campo com o programa estão a conversão de mil produtores para a agricultura orgânica, a conservação de 5 mil hectares de solos, a readequação de quase 500 quilômetros de estradas rurais e a instalação de 832 quilômetros de cercas para proteção das matas ciliares.
De acordo com o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, a empresa de energia incorporou em 2003 o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade socioambiental em suas ações, abrindo espaço para o diálogo e para a parceria com as comunidades que vivem na região.
“Com o Programa Cultivando Água Boa a Itaipu passou a atuar como um agente indutor do desenvolvimento sustentável em toda a sua área de influência”, disse Samek.
EVENTO – Durante a abertura do encontro foi lançado o selo comemorativo ao programa Cultivando Água Boa, que traz a imagem das cataratas e a logomarca do programa da Itaipu.
A palestra magna foi do pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Carlos Nobre, uma das maiores autoridades brasileiras sobre o clima. Ele falou sobre as últimas descobertas científicas relacionadas às mudanças climáticas e o aquecimento global, alertando para as ações de mitigação necessárias para evitar conseqüências sociais e ambientais.
O encontro Cultivando Água Boa +8 será nos dias 17 e 19 de novembro e reúne cerca de 4 mil participantes, em oficinas de educação ambiental, gestão por bacias hidrográficas, plantas medicinais, coleta solidária e desenvolvimento rural sustentável, energias renováveis, biodiversidade, entre outras.
A programação paralela do evento também inclui o Congresso Internacional de Responsabilidade e Sustentabilidade Socioambiental, reunião da Comissão de Educação Ambiental do Sistema Eletrobrás e o 2º Encontro de Lideranças para Sustentabilidade Territorial de Influência da Itaipu Binacional e Yacyretá.

GALERIA DE IMAGENS