A Dori – Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda, maior empresa produtora de balas do Sul do país, é a primeira empresa a solicitar o enquadramento no Programa Bom Emprego, lançado pelo governador Roberto Requião para a atração de novos empreendimentos e geração de novas oportunidades de trabalho no Paraná. O programa de incentivo fiscal também atende projetos de ampliação e reativação de empresas.
Instalada em Rolândia, no Norte do Estado, a Dori é uma das cinco maiores fábricas de balas e pirulitos do Brasil. A empresa está investindo R$ 11,5 milhões na ampliação da fábrica e pretende gerar 26 novos empregos diretos entre os anos de 2003 a 2004, representando um acréscimo de 53% sobre a força de trabalho atual, segundo dados protocolados na Secretaria da Fazenda.
Em 1990, a fábrica iniciou as atividades com a produção de 2.397 toneladas de balas. No ano passado, a fabricação atingiu 30.692 toneladas, ou um incremento de 1.180%. O faturamento da empresa chegou a R$ 166 milhões no período 2000/2002. Desse total, 26% foram resultados de vendas para o exterior e 68% para outros Estados.
Benefícios - Já beneficiária do mesmo programa na primeira gestão do governo Requião, no início da década de 90, a Dori quer voltar a utilizar os benefícios governamentais para redirecionar sua política de vendas priorizando o mercado interno, para gerar ICMS devedor e programar novos investimentos.
O programa oferece como estímulo a dilação do prazo para o recolhimento do ICMS em 48 meses. O incentivo varia entre 50% e 99% sobre os valores devidos, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios. Quanto mais carente o município, mais incentivo é oferecido.