Governo inaugura sede da Universidade Estadual do Paraná

De acordo com o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, a implementação de mais uma universidade demonstra a preocupação do Estado com a excelência na educação
30/12/2010 - 15:07
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, inaugurou nesta quinta-feira (30) a Sede da Universidade Estadual do Paraná (UEPR). A nova instituição irá reunir sete faculdades estaduais já pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino Superior: Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa), Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar) e Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv).
A reitoria será em Curitiba, e funcionará no prédio da Associação Paranaense do Ministério Público.
De acordo com o secretário, a implementação de mais uma universidade demonstra a preocupação do Estado com a excelência na educação. “O que inauguramos hoje aqui é o resultado de uma luta de 25 anos, estamos consolidando um sonho. A Universidade é um instrumento de emancipação dos indivíduos e favorece o desenvolvimento”, ressaltou.
Cada instituição funcionará como um campi da universidade e terá como atribuição o desenvolvimento microrregional. Juntas, as sete instituições contam com mais de 12 mil alunos e só no vestibular de verão de 2010/2011 ofereceram 2.204 vagas, em 59 cursos de graduação distintos. Em 2010, o orçamento previsto para a UEPR será de cerca de R$ 73 milhões, o que equivale a 6,2% do total do orçamento do Estado em Ensino Superior.
Segundo o presidente da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, Zeferino Perin, o incremento de despesas com a criação da UEPR não é significativo. “No bolo total, o adicional de gasto será de 0,1%, ou seja, ao contrário do que alguns pensavam, a instalação de mais uma universidade não vai gerar grandes despesas ao Estado, uma vez que boa parte da estrutura desta instituição já existe”.
O reitor da Universidade Estadual do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, participou da solenidade e disse que as portas da Universidade estarão sempre abertas para a nova administração da UEPR. “Sei que essa é uma luta antiga e quero parabenizar o secretário Nildo, uma pessoa sempre participante do cenário da Ciência e Tecnologia do estado do Paraná. A UEPR nasce forte, com grande abrangência geografia e corpo docente qualificado”, comentou o reitor.
Desafios - Segundo o secretário Nildo Lübke, a nova Universidade terá dois grandes desafios: a ampliação dos trabalhos de pesquisa e extensão e a qualificação dos professores. Para isso a Fundação Araucária vai lançar em 2011 um programa de bolsas de estudos voltado para capacitar os docentes da instituição e já existe o estudo
para a implementação de cinco mestrados na instituição.
Nós próximos dias, o governo estadual deve nomear o reitor da UEPR. A expectativa é de que a partir do ano que vem a instituição passe a realizar os vestibulares de forma unificada.