Governo inaugura em Tibagi novas instalações de viveiro e planta mudas nativas

“Quando semeamos uma planta estamos preservando os nossos rios e contribuindo para a cobertura florestal do Estado. Portanto a reestruturação do viveiro representa uma nova perspectiva para a futura geração”, destacou o secretário do Meio Ambiente Rasca Rodrigues.
Publicação
22/03/2010 - 18:48
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Em comemoração ao Dia Mundial da Água – celebrado nesta segunda-feira (22) – o Governo do Estado participou em Tibagi da reinauguração do Viveiro Florestal Geraldo Russi. Durante o evento o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, juntamente com o prefeito de Tibagi, Sinval Silva, fez um plantio de mudas nativas. Durante a Semana da Água a meta dos escritórios regionais é de plantar cerca de 550 mil mudas nativas em todo o Estado.
“Quando semeamos uma planta estamos preservando os nossos rios e contribuindo para a cobertura florestal do Estado. Portanto a reestruturação do viveiro representa uma nova perspectiva para a futura geração”, destacou o secretário do meio ambiente Rasca Rodrigues.
O secretário convidou as autoridades que estavam presentes e também a estudante da 2ª série, Paulina Camargo, 10 anos, que participava do evento, para o descerramento da placa. Ao término da solenidade o secretário destacou a importância da nova geração estar participando dessas ações.
“Esta obra será muito importante para a geração da estudante Paulina que nos acompanha. A política ambiental do Estado está atuante e com ações ambientais que beneficiam a população para os próximos 40 anos”, afirmou o secretário.
O viveiro florestal é um dos principais da região e também um dos que mais produzem para o auxílio ao Programa Mata Ciliar. Desde 2004 o viveiro é responsável pelo fornecimento de 850 mil mudas por ano de 30 espécies para os agricultores da região. Ao todo são 18 municípios atendidos na região dos Campos Gerais.
Para o prefeito de Tibagi, Sinval Silva, a reestrutução do viveiro e o plantio são ações essenciais do Governo do Estado. “Temos uma relação muito importante com o Governo do Estado e estamos sempre contribuindo com as ações ambientais realizadas na região”, destacou o prefeito de Tibagi.
PROGRAMA – O programa Mata Ciliar chega a março deste ano, seis anos após ter sido lançado pelo governador Roberto Requião, com 107 milhões de mudas já entregues e plantadas muitas delas já fazendo efeitos protetivos aos rios e nascentes do Estado.
O viveiro passou por um processo de reformulação nos últimos meses em relação a sua infraestrutura proporcionado melhores condições de trabalho e também um melhor atendimento para os agricultores da região.
Atualmente o viveiro possui uma área de 1,5 hectar que está estruturado com 2 estufas com microasperção – sistema de irrigação automatizado – com capacidade para 1760 bandejas que totalizam 168.960 mudas e também conta com 10 estufas convencionais.
Com a reforma a estrutura passou a contar com um novo escritório que abriga a sede administrativa e espaço para estudantes e pesquisadores, um barracão que servirá no auxílio da linha de produção e também com novas vias de acesso ao viveiro.
Além disso, as 10 estufas convencionais foram transferidas para uma nova área porque estavam instaladas muito próximo às margens do Rio Limeira. A área onde estavam instaladas as estufas deverá ser recuperada a partir da semana que vem, com o plantio de mudas nativas da região.
O diretor de desenvolvimento florestal do IAP, Paulo Roberto Caçola, destaca que desde de 2003 o Estado já possuía os viveiros não estavam adequados com os padrões ambientais. “Portanto as melhorias foram essenciais para oferecer melhores condições e hoje contamos com 20 viveiros remodelados e outros 400 mantidos em parceria com as prefeituras”, destaca Caçola.
Já o gerente regional do Programa Mata Ciliar, Edson Luiz Costa, comenta que a reforma foi uma verdadeira transformação e que com as melhorias espera-se chegar a 1 milhão de mudas distribuídas.
“Alem dos agricultores as prefeituras, colégios agrícolas e universidades apresentam mensalmente uma grande demanda, por isso estamos organizados para alcançarmos esse numero”, afirma.
A outra demanda também atendida pelos viveiristas é a doação ao pequeno produtor e / ou a venda de mudas em casos de autuações que são pagas como medidas compensatórias o reparo de determinada área, além a venda ao grande produtor.
PARCEIROS – A parceria estabelecida com o setor público e privada vem dando certo na administração do viveiro. Durante o período de reforma algumas empresas contribuíram em reconhecimento a importância das ações desenvolvidas pelo viveiro.
Foram parcerias que contribuíram para o nivelamento e terraplanagem da nova área, a reforma nas vias de acesso ao viveiro e também em relação às novas estruturas que foram construídas. Entre as empresas parceiras estão: Cooperativa Castrolanda, prefeituras de Imbaú e Tibagi, Concessionária Rodonorte, Calpar – Calcário Agrícola, Itajara Minérios, Klabin, Carbonar - Comunicação Visual, Empreendimento Agropecuário Cambiju e o Instituto João XXIII do município de Ponta Grossa.
PLANTIO - Nesta semana os escritórios regionais estão realizando ações em todo o Estado para cumprir com a meta do plantio de 550 mil mudas. No escritório regional de Ponta Grossa, por exemplo, foram cadastrados 50 produtores que estarão realizando o plantio de 1000 mudas cada um, totalizando 50 mil mudas. Todas as mudas serão distribuídas pelo viveiro Geraldo Russi.
Durante a solenidade estiveram presentes autoridades, entre eles estão o prefeito de Ortigueira, Geraldo Magela, o presidente da Câmara de Vereadores de Tibagi, Luiz Carlos Ribeiro, o prefeito de Reserva, Frederico Hornung, os chefes dos escritórios regionais da Sema e do IAP de Ponta Grossa, Eraldo Vitorassi e Wilson Bowes, agricultores e representantes das empresas que contribuíram para a reforma do local.

GALERIA DE IMAGENS