O secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimmermann lança nesta sexta-feira (24) o projeto de Implantação da Piscicultura em Aldeias Indígenas do Paraná, na comunidade de Laranjinhas – cidade de Santa Amélia, no Norte Pioneiro, que vai beneficiar 380 índios Guaranis.
A iniciativa vai desenvolver ações de combate à fome, à miséria e à exclusão social dos povos indígenas, entre elas com a soltura de alevinos nas represas da região para repovoar a fauna natural e a implantação de tanques-redes nas águas mais profundas das reservas.
A área total de instalação, entre viveiros berçários e viveiros de engorda, é de aproximadamente um hectare, em que serão criadas tilápias – para a comercialização, e peixes da espécie pacu e piaçu para consumo. “O principal objetivo é fazer com que os indígenas se tornem independentes e autônomos, produzindo além de um importante alimento para a sua população, algo que pode gerar retorno financeiro para a comunidade”, explica Padre Roque.
Segundo o secretário, o programa prevê a capacitação e posterior acompanhamento do trabalho realizado pelos integrantes da aldeia, garantindo assim o sucesso do programa. Além disso, serão trabalhados junto à comunidade valores que conscientizem a respeito da preservação ambiental e exploração sustentável dos recursos naturais.
O projeto é realizado numa parceria entre a Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, a Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), com o apoio da Fundação Terra, Fundação Nacional do Índio (Funai), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Os recursos aprovados para a implantação do projeto são da ordem de R$ 110 mil, oriundos do convênio assinado entre a Petrobrás, por meio do programa Petrobras - Fome Zero, e a Secretaria estadual do Trabalho.
Serviço:
O evento será realizado no dia 24 às 14 horas na Aldeia Indígena de Laranjinha. Mais informações pelo telefone (43) 3544-1323.