Governo implanta novo sistema de manutenção de veículos do Estado

Programa do Departamento de Transporte Oficial (Deto) vai assegurar maior transparência e controle de gastos com a frota estadual
Publicação
21/04/2005 - 06:00
Editoria
O Departamento de Transporte Oficial (Deto), da Secretaria da Administração e da Previdência (Seap), está implantando um novo programa de manutenção dos carros do governo do Paraná. Trata-se do Sistema Centralizado de Manutenção, que deve começar a funcionar nos próximos dias. Ao longo dos últimos meses, técnicos do Deto vêm fazendo testes do novo modelo e apresentações aos órgãos públicos e às oficinas que foram contratadas, via licitação, para prestarem serviços ao Estado. Em síntese, a grande mudança é que o governo, por meio do Deto, terá o gerenciamento de tudo que for referente à manutenção da frota, o que objetiva assegurar mais transparência e economia de despesas. Histórico - Cada veículo terá uma espécie de “prontuário”, ou seja, uma ficha com todo o histórico de manutenções e consertos. Esse banco de dados e essas informações disponíveis vão permitir ao Estado constatar, por exemplo, a partir de que momento não compensa mais manter determinado carro, devido às constantes falhas que exigem freqüentes gastos. E, assim, decidir por leiloar e substituir o veículo. “Além de reduzir a burocracia, uma vez que todo o procedimento será online, o novo sistema representa um avanço no controle de gastos e na tomada de decisões administrativas”, salienta a secretária de Estado da Administração e da Previdência (Seap), Maria Marta Renner Weber Lunardon Até então, como destaca a secretária, não existia um controle eficiente, uma definição clara de responsabilidades. Cada órgão público fazia a manutenção dos carros sem que o Estado conseguisse apurar exatamente se o que se gastava com manutenção era ou não oneroso demais, e se os serviços estavam sendo bem efetuados ou não. “Agora, por meio de um sistema atualizado de preços de peças e de serviços, o Deto poderá fazer auditorias permanente, cruzando dados, verificando quanto se gastou para determinado reparo e qual o valor cobrado no mercado, levantado por esse sistema”, acrescenta Maria Marta. Centralização - De acordo com o diretor do Deto, Auro Damolin, os órgãos públicos continuarão encarregados de custear a manutenção de seus carros, e a ter autonomia para cuidar de seus veículos. Entretanto, explica ele, o Deto centralizará informações de todas as etapas do processo – o que melhora a gestão da frota oficial. Por enquanto, o novo sistema vale para os órgãos públicos situados em 15 dos 31 pólos nos quais o Paraná foi dividido pelo Deto. A relação dos municípios e das oficinas contratadas nesses pólos está no site www.seap.pr.gov.br/deto. Para os outros 16 pólos, será realizada licitação. Box: Funcionamento Acompanhe como serão os procedimentos (tudo feito via internet) do novo sistema, passo a passo: 1- O usuário (motorista), ao constatar que o veículo precisa de manutenção ou algum conserto, faz a solicitação ao órgão ao qual pertence (secretaria, autarquia, departamento). 2- O órgão encaminha o pedido para o Deto. 3- O Deto, por sua vez, verifica se o órgão solicitante tem recursos financeiros para os serviços, indica em qual a oficina deverá ser feito o trabalho (leva-se em conta o município em que o veículo está) e checa se no contrato firmado com aquela oficina ainda há saldo (financeiro) para se efetuar os serviços. 4- Se tudo estiver de acordo, o Deto emite um documento (chamado de SMV) para o usuário, que fica autorizado a levar o veículo para a oficina. 5- A oficina, ao receber o carro, elabora um orçamento e manda para o Deto. 6- O Deto analisa o orçamento (se superar 70% do valor do veículo, por exemplo, serviço é negado) e, se tudo estiver certo, encaminha para o órgão, que dá a ordem para a realização ou não dos trabalhos.