Governo garantiu construção de 485 pontes em estradas rurais municipais

Foram investidos R$ 6,1 milhões. Estruturas asseguram escoamento da produção e acesso seguro para a população da zona rural
28/12/2009 - 12:11
Com o objetivo de garantir as ligações entre as áreas rurais e os centros urbanos, o Governo do Paraná investiu R$ 6,1 milhões no programa de cessão de vigas para pontes entre 2003 e 2009. A Secretaria dos Transportes fornece aos municípios materiais para a construção de estruturas nas localidades mais necessitadas. Durante este período foram 485 pontes entregues. De acordo com o secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot, foram beneficiados municípios de todas as regiões do estado. “Fornecemos o material por meio de termos de cooperação firmados com as prefeituras, que ficam responsáveis pela construção das cabeceiras. Técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) orientam a construção das estruturas montadas com as vigas, lajotas e guarda-rodas”. Tizzot destaca que o programa tem cumprido a meta de auxiliar os municípios no desenvolvimento da infraestrutura necessária ao crescimento econômico. “Atuamos em áreas mais necessitadas de infraestrutura de Transportes. As pontes são vitais para o escoamento da produção das áreas rurais e para o deslocamento da população que busca serviços de educação e saúde nos centros urbanos”. O chefe do Departamento de Fomento Rodoviário aos Municípios da Secretaria dos Transportes, Antônio Anibelli Neto, reforça que o programa é único no país. “Nós priorizamos e atuamos em municípios localizados nas regiões de menor Índice de Desenvolvimento Humano. É nossa prioridade garantir melhores condições de vida e trabalho aos paranaenses que vivem nas áreas rurais”.