O presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Vitor Hugo Burko, assinou nesta quinta-feira (17), na Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), em Cascavel, um protocolo de intenções com vinte prefeitos da região que aderiram ao Programa Ehco Lixo Útil do IAP. Somados a outros dez convênios firmados na última quarta-feira (16), em Toledo, o IAP está garantindo a implantação da coleta seletiva de lixo em 30 municípios da região Oeste do Paraná. A proposta prevê a redução do volume de materiais orgânicos e recicláveis destinados aos aterros sanitários.
“É um uma nova proposta de parceria com os municípios para resolver o problema da geração e destinação dos resíduos. Muitas destas cidades sofrem com a falta de locais adequados para disposição, mas não sabem como reduzir e reutilizar. A compostagem de materiais orgânicos é uma das propostas do IAP que tem reduzido o desperdício e ainda gerado empregos”, declarou Burko. Segundo ele, a próxima etapa do convênio prevê a capacitação de técnicos regionais e posteriormente a implantação de usinas de reciclagem.
Os beneficiados pelo protocolo foram Cascavel, Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Corbélia, Diamante do Sul, Guaraniaçu, Ibema, Iguatú, Lindoeste, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Três Barras do Paraná, Céu Azul, Vera Cruz do Oeste.
O protocolo visa, entre várias propostas, incentivar a compostagem doméstica, auxiliar nos processos de licenciamento, e estimular o uso efetivo de tecnologias adequadas ao gerenciamento integrado de resíduos sólidos. Além disso, cabe ao IAP monitorar e fiscalizar a destinação adequada dos resíduos rurais e urbanos.
Segundo Burko, entre os principais problemas enfrentados pelos municípios da região está a questão de falta de aterros que acontece, por exemplo, nos municípios de Céu Azul, Santa Tereza do Oeste e Vera Cruz do Oeste. “Estas cidades não possuem nem áreas previstas ou passíveis de licenciamento para implantação de aterros. Neste caso sugerimos a implantação de consórcios municipais para eliminar lixões a céu aberto, bem como a criação de cooperativas para a reciclagem dos resíduos”, explicou Burko.
O acordo inclui capacitações e apoio técnico para reduzir o volume de lixo destinado aos aterros sanitários, aumentando sua vida útil.
Para a chefe regional do IAP, Marlise da Cruz, esse é o primeiro passo para uma grande mudança no tratamento de resíduos dos municípios da região. “Estaremos dando caminhos para os prefeitos que estão de pés e mãos atadas para um problema que é de responsabilidade de todos”, expôs.
Para tentar minimizar esse problema, o IAP de Cascavel promove regularmente atividades de educação ambiental, entre as elas, palestras de conscientização ambiental e também estímulos para as comunidades entender a importância da separação e a reciclagem do lixo, visto que fazendo a reciclagem aumenta a durabilidade do aterro e gerando, conseqüentemente, mais renda para as pessoas que trabalham nele.
OUTRAS AÇÕES - Além do protocolo com os municípios, Burko também apresentou aos funcionários do escritório do IAP em Cascavel as novas medidas do IAP, como, por exemplo, reverter multas ambientais em ações compensatórias de recuperação ambiental. Cerca de 120 pessoas, entre técnicos que atuam nas regionais e representantes das prefeituras da região, participaram do novo procedimento adotado pela instituição, que é o julgamento colegiado de multas.
As mudanças foram aprovadas pelos técnicos que passam a ter um corpo administrativo próprio para julgamento de autos de infração lavrados pelos fiscais do IAP e Força Verde para que a cobrança da recuperação do dano causado seja mais rápida e a conclusão dos procedimentos administrativos mais eficientes.
Maiores informações sobre os novos procedimentos ambientais do IAP podem ser encontradas no site WWW.iap.pr.gov.br.
Governo garante a inclusão de mais 20 municípios do Oeste ao Programa Ehco Lixo Útil
Somados a outros dez convênios firmados na última quarta-feira (16), em Toledo, o IAP está garantindo a implantação da coleta seletiva de lixo em 30 municípios da região Oeste do Paraná
Publicação
17/09/2009 - 16:37
17/09/2009 - 16:37
Editoria