Governo garante compromissos assumidos com os professores

O chamamento de concursados; o pagamento, no dia 17, dos salários de professores temporários contratados a partir do início do segundo semestre para substituir docentes licenciados estiveram entre os principais temas discutidos
09/11/2010 - 16:40
Secretários de Estado e a lideranças da APP-Sindicato, que representa o magistério e servidores das escolas estaduais, reuniram-se na tarde desta terça-feira (dia 9), no Palácio das Araucárias, em Curitiba, para tratar dos compromissos que o governo tem com a categoria de educadores. A reunião foi coordenada pelo secretário de Controle Interno, Cícero Gonçalves Oliveira.
O chamamento de novos funcionários aprovados em concurso público; o pagamento, no próximo dia 17, dos salários de professores temporários contratados a partir do início do segundo semestre para substituir docentes licenciados; e a análise para a implantação de promoções e progressões foram os principais temas discutidos. Um novo encontro deverá ocorrer no dia 25.
Principal item da pauta, o pagamento dos professores temporários (chamados de “PSSs”, sigla para pessoal contratado por Processo Seletivo Simplificado) está confirmado para ocorrer em folha suplementar, já sendo processada pela Secretaria de Estado da Administração e da Previdência. “Além disso, está decidido que esses professores terão seu contrato com vigência até 31 de dezembro”, assinalou Cícero Gonçalves. A medida abrange 2.900 docentes.
Quanto ao ingresso de novos concursados, deverão ser ao todo pelo menos 7.600. Desse total, 5.100 são agentes educacionais (para as mais diversas funções nas escolas) e 2.400 professores. Os agentes educacionais, aprovados em provas objetivas de concurso público em vigência, serão chamados para avaliação médica, em edital que deverá ser publicado nas próximas semanas. No caso dos professores, eles já passaram por essa etapa e aguardam apenas nomeação, que também será providenciada para breve.
PROMOÇÕES E PROGRESSÕES - Sobre a implantação de avanços na carreira (promoções e/ou progressões) a servidores do Quadro Próprio do Magistério e do Quadro de Funcionários da Educação Básica, ela depende de análise atualizada de viabilidade financeira. Técnicos da Fazenda, Planejamento e Administração acompanham a evolução das receitas e despesas deste mês para, no encontro do dia 25, apontar um panorama mais “concreto”, como definiu o secretário de Controle Interno, dos impactos que essa medida vai gerar.
Ao final da reunião, a presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, destacou o diálogo que desde 2003 vem sendo mantido pela equipe que está à frente do governo nos últimos sete anos. “A categoria reconhece e isso [a rotineira negociação entre Estado e sindicato] foi fundamental para os avanços que obtivemos nos últimos anos.”
Participaram da reunião também a secretária de Administração, Maria Marta Lunardon, a secretária de Educação, Yvelise Arco-Verde, o secretário de Planejamento, Allan Jones, o secretário especial da Corregedoria e Ouvidoria do Estado (Seoge), Antônio Comparsi de Mello, o secretário de Comunicação Social, Ricardo Cansian Netto, o secretário-chefe de Gabinete do Governador, André Pegorer, o deputado estadual Professor Lemos (PT).