No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos tem mais um motivo para comemorar: o sucesso do trabalho de conscientização ambiental, comprovado com as 890 atividades realizadas em todo o Paraná nesta sexta-feira (5). Entre as ações de conscientização ambiental, realizadas simultaneamente nos 399 municípios e que prosseguem no fim da semana, há palestras, caminhadas ecológicas, soltura de peixes, plantios, concursos de desenho.
A ação integrada é coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Sanepar, em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Secretaria de Educação, Secretaria de Agricultura, Sanepar, Copel, Emater e prefeituras.
A equipe do Batalhão Ambiental Força Verde Mirim realizou em Telêmaco Borba ações de conscientização da comunidade. Oitenta crianças do Colégio Custódio Neto e do Colégio Estadual Gregório Teixeira e da Escola Municipal Presidente Castelo Branco fizeram coleta de lixo perto de suas residências no período da manhã. À tarde, a coleta aconteceu nas margens do rio Tibagi.
Para o cabo Alexandre Ribas de Almeida, tutor do projeto Força Verde Mirim, essa experiência serviu para despertar o entusiasmo da população para a coleta do lixo e divulgar o programa que estimula a consciência ambiental entre os jovens. “Quando foi feita a primeira parte da atividade, a comunidade se sentiu envergonhada pela sujeira. Depois a ação cumpriu com o propósito e todos se engajaram na limpeza, inclusive a prefeitura”, disse.
Durante a semana, os agentes ambientais mirins da Força Verde, participaram de atividades no município de Londrina. As crianças fizeram uma visita à Câmara Municipal e distribuíram mudas de árvores nativas e explicaram a importância da preservação ambiental. O evento ‘Pastelaço’, em Maringá, também teve a participação da Força Verde Mirim do município.
LITORAL - Em Paranaguá foi inaugurado o Parque Municipal do Guará. No município de Guaratuba, aconteceu o III Mutirão de Limpeza da Baía de Guaratuba, com a participação de 270 voluntários - foram recolhidas duas toneladas de resíduos, entre eles televisão, rádio, aparelho celular, garrafas pet, isopor, sacolas plásticas e fios elétricos.
As atividades no Litoral continuam com mutirões de limpeza e distribuição de mudas nativas em Pontal do Paraná. Em Morretes, técnicos do IAP cadastraram proprietários de estabelecimentos comerciais na BR-277 para verificar como é a destinação final dos produtos usados para atender os clientes.
Em Maringá, o Circuito Tela Verde promoveu palestra e exibição de filmes sobre meio ambiente e oficinas de sabão com óleo de cozinha usado. Também houve distribuição de palmitos nativos e palestras sobre os malefícios do lançamento de óleos nos rios. No escritório do IAP foi feito o ‘pastelaço’ realizado na última – uma ação educativa para mostrar o destino correto do óleo vegetal usado. Segundo o chefe regional do IAP de Maringá, Paulino Heitor Mexia, o “pastelaço” é um trabalho de conscientização e de envolvimento de responsabilidade sócio ambiental das empresas. “Queremos que sejam implementados mais pontos de entregas de óleo na cidade”, disse Mexia.
Em Guarapuava será realizado neste sábado (6) uma vigília ambiental, em parceria com as Faculdades Guarapuava. Com teatro, gincanas, roda de viola e contos de “causos”, a noite terá muita alegria e diversão durante as oficinas que irão tratar de legislação ambiental, reciclagem, agroecologia, entre outros. Entre várias ações realizadas em Guarapuava, a empresa Caminhos do Paraná, realizou a terceira edição do projeto “Ação Verde”. Cerca de 500 crianças de escolas públicas do município participaram de atividades sobre a reciclagem, desmatamento e o consumo responsável de recursos não-renováveis.
Governo garante 890 ações em todo o Paraná
Ações de conscientização ambiental prosseguem no fim da semana, com palestras e caminhadas ecológicas
Publicação
05/06/2009 - 18:50
05/06/2009 - 18:50
Editoria