Governo financia implantação de anel viário no centro de Curitiba

Obra de 25 quilômetros custará R$ 27 milhões e vai desafogar o trânsito nas ruas centrais
Publicação
19/08/2010 - 17:10
O anel viário de 25,38 quilômetros na zona central de Curitiba vai ser financiado pelo Governo do Estado, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU), e será implantado pela Prefeitura e pelo Ippuc. A via passará pelos bairros Rebouças, Alto da Rua XV, Alto da Glória, Centro Cívico, Bom Retiro, Mercês, Batel e Água Verde. O motorista terá indicações de caminhos alternativos que permitirão deslocamentos de forma contínua e segura, desafogando o trânsito no centro.
A autorização para o início de licitação das obras será entregue nesta sexta-feira (20), às 15h, pelo governador Orlando Pessuti e pelo secretário do Desenvolvimento Urbano, Wilson Bley Lipski, ao prefeito Luciano Ducci, na prefeitura de Curitiba. De acordo com Lipski, as vias existentes no entorno do centro receberão obras viárias e civis, bem como a instalação de equipamentos para aumentar a capacidade de tráfego. “O anel também faz parte do conjunto de obras para a Copa do Mundo de 2014”, disse. O valor total do projeto é de R$ 27,28 milhões, sendo 68,17% financiados pelo Governo do Estado e 31,83% de responsabilidade do município.
OBRAS – O projeto do anel viário reestrutura 25,38 quilômetros (11,96 quilômetros no sentido horário e 13,41 quilômetros no anti-horário) de ruas e avenidas no entorno do centro da capital. Estão previstas obras de pavimentação, com revitalização e restauro de pavimentos, alargamentos de vias, reestruturação geométrica, adequações de calçadas e implantação de sinalização horizontal e vertical.
Serão autorizadas três licitações. A primeira trata da implantação do anel viário; a segunda, de obras de pavimentação do binário das ruas Teffé-Roberto Barroso, que integra o anel; e a terceira, da execução de sinalização viária (sinalizações horizontal, vertical e indicativa e comunicação visual). O Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU) é administrado pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e pelo Serviço Social Autônomo Paranacidade, em parceria com a Agência de Fomento do Paraná (AFPR).
ITINERÁRIO – No sentido horário, são as seguintes as vias do anel viário: Roberto Barrozo, Aristides Teixeira, Comendador Fontana, Nicolau Maeder, Mauá (opção: 21 de abril e 7 de abril até a Ubaldino do Amaral) Amâncio Moro, Ubaldino do Amaral, Omar Sabbag, Engenheiros Rebouças, Brigadeiro Franco, e Tenente João Gomes da Silva.
No sentido anti-horário: Júlio Perneta, Desembargador Motta, Iguaçu (opcional), Buenos Aires, Brasílio Itiberê, Omar Sabbag, Ubaldino do Amaral, 7 de abril, Alberto Bolinger, Augusto Severo, Campos Sales, Lysimaco Ferreira da Costa, Domingos Nascimento, Teffé e João Antoniassi.

GALERIA DE IMAGENS