Termina nesta quarta-feira (06) a capacitação de 99 gestores sociais que vão atuar com o Plano Setorial de Qualificação (Planseq) do Bolsa Família. Três turmas foram habilitadas para executar as ações em 25 municípios do Paraná. Em todo o Estado, 7.485 beneficiários do programa vão receber qualificação profissional na área de construção civil e devem ser contratados para trabalhar nas obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
Uma equipe técnica do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) veio de Brasília para treinar os gestores, durante os três dias de encontro. "Essa discussão é importante para aperfeiçoar o programa antes do lançamento e qualificar a equipe que vai executá-lo nos municípios", explica o diretor da Secretaria de Articulação Institucional e Parcerias do Ministério, Marcus Villarim. Também acompanham o encontro os assessores técnicos Brenda Silva e Becchara Miranda.
O secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, lembrou os participantes do evento sobre a importância do programa. "Vamos investir R$ 145 milhões no Planseq Bolsa Família. Esse programa é o resultado da união de duas preocupações: a qualificação profissional para atender as demandas do mercado e a geração de emprego e renda para os mais humildes".
Após a etapa de preparação dos gestores começa a qualificação profissional dos beneficiários do Bolsa Família, prevista para começar na segunda quinzena de setembro. "O objetivo é aproveitar o impacto que o PAC irá causar na área de construção civil para alavancar a emancipação social daqueles que hoje vivem com uma renda familiar abaixo de R$60,00 por pessoa e ainda precisam do Bolsa Família", diz Garcia.
No primeiro semestre de 2008 o setor foi responsável pela geração de 11.514 novas vagas de emprego no Paraná, de acordo com os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Serão oferecidos cursos de pintor, azulejista, encanador, carpinteiro, mestre de obras, desenhista, eletricista, operador de trator, gesseiro, auxiliar de escritório e almoxarife.
Participantes - Para participar do Planseq Bolsa Família o beneficiário do programa deve ser maior de 18 anos e possuir pelo menos a 4ª série do ensino fundamental completa. Será assegurada a participação de, no mínimo, 30% das mulheres. Além desses critérios, também será levado em conta o Índice de Desenvolvimento da Família (IDF). As famílias com beneficiários nesse perfil receberão uma carta do governo federal que explica o processo e solicita a indicação de um de seus integrantes para se cadastrar no Sistema Nacional de Emprego (SINE) com o objetivo de participar dos cursos.
Governo federal capacita 99 gestores sociais do Planseq para atuar no PR
O treinamento, sob orientação de uma equipe técnica do Ministério do Desenvolvimento Social, termina nesta quarta-feira (06)
Publicação
06/08/2008 - 10:40
06/08/2008 - 10:40
Editoria